domingo, 4 de novembro de 2007

O combate aos fogos florestais...

O Governo teve sorte este ano. Choveu qb, e eis que os governantes se congratularam há umas semanas com um ano excepcionalmente bom em termos de fogos florestais. Note-se que para eles a razão não teve nada a ver com a chuva, mas sim a maior coordenação...

Curiosamente, nos últimos dias têm-se multiplicado os incêndios. Estragam as estatísticas que já estavam feitas. Porquê? Porque o tempo é mau para incêndios. Quer dizer, está excepcionalmente bom. Há pessoas mais esclarecidas, que não parecem ter problemas de coordenação, nomeadamente o comandante distrital de operações em Braga, Hercílio Campos:

"É um número inusitado de fogos. O que vale são as noites frias, que permitem recuperar terreno e eliminar praticamente todos os focos de incêndio"

Que não se enganem os governantes. Pouco valerá o investimento no combate ao fogo, se nada fôr feito para o prevenir. Em vez de estoirarem 78 milhões em dispositivos de combate aos fogos, mais valia gastarem-nos a cortar a massa florestal que entretanto cresceu. E que para o ano estará maior!

http://dn.sapo.pt/2007/10/17/sociedade/sorte_e_eficacia_explicam_melhor_res.html
www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=264277&idselect=10&idCanal=10&p=200