Um artigo do Financial Times levanta o véu sobre um estudo encomendado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, a um dos maiores especialistas energético de França, Jean Syrota. O estudo deveria analisar todas as opções para a construção de carros até 2030, mais eficientes e mais verdes. O relatório de 129 páginas está pronto desde Setembro, mas enfiado numa gaveta qualquer. Alguns excerptos, para quem já o leu, explicam o facto de permanecer na gaveta:
- Não há muito futuro para os carros eléctricos.
- Motores de combustão tradicionais oferecem o cenário mais realista para o desenvolvimento de carros com menos emissões.
- As emissões de carbono poderiam ser cortadas em 30-40% simplesmente melhorando o desempenho e eficiência dos motores tradicionais e limitando a velocidade máxima.
- A tecnologia "stop and start" contribuiria com uma melhoria adicional de 10%, que poderia aumentar para 30% em cidade.
- A melhoria da electrónica, bem como o desenvolvimento de pneus mais eficientes, também contribuiriam para a diminuição do consumo e da poluição.
Num país da Renault, que anda a promover os carros eléctricos, esta é deveras uma verdade inconveniente!
www.ft.com/cms/s/0/37f1f624-c7b0-11dd-b611-000077b07658.html