Troels Lund Poulsen é o actual Ministro do Ambiente dinamarquês. Nem sequer acabou a licenciatura de História, facto que é importante no contexto deste post. Divide com a ministra Connie Hedegaard, do Clima e Energia, a tarefa de articular a conferência internacional que tentará, em Dezembro, um acordo para conter o aquecimento global.
Esteve recentemente no Brasil, dando uma entrevista à revista Época. Uma das perguntas da revista foi "Em um mundo mais quente, a Groenlândia também ficará mais verde. Terá terras cultiváveis. Isso não será bom para a Dinamarca?" A resposta de Troels Lund Poulsen foi: "Teria de ficar muito mais quente para a agricultura ser possível lá. A temperatura teria de subir mais 5 graus. Não creio que seja o caso."
Poulsen, que deve conhecer bem a História, juntando ao facto da Gronelândia ser pertença da Dinamarca, saberá que a agricultura já foi possível para aqueles lados durante vários séculos. O que reforça a importância do Período Quente Medieval. Poulsen confirma pois, que o Aquecimento actual não é nada de especial!
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI92712-15224,00-EVITAREMOS+A+CATASTROFE+CLIMATICA.html