Um leitor atento alerta para a saída de mais um artigo peer-reviewed, no Journal of Climate de Julho de 2009, sobre o estado das Alterações Climáticas na Gronelândia. O artigo "Greenland Ice Sheet Surface Air Temperature Variability: 1840–2007", como o nome indica, estuda a evolução das temperaturas durante mais de século e meio, num dos locais que os alarmistas mais gostam de referenciar como epicentro das futuras catástrofes climáticas.
Logo no abstract, os autores dão uma ideia clara do filme: "The annual whole ice sheet 1919–32 warming trend is 33% greater in magnitude than the 1994–2007 warming". Aparentemente há algumas diferenças, com o período de aquecimento mais recente a ocorrer durante o Outono e Inverno, enquanto nas décadas de 20 e 30, o aquecimento se verificou essencialmente durante a Primavera.
A imagem acima, do artigo, resume todavia a história. Ainda hoje o aquecimento não atingiu o pico registado no início da década de 30. Isso confirma os relatos históricos desses períodos, alguns aqui já referidos. Faz também pensar que CO2 foi responsável pela subida nesse período? E se assim foi nos últimos 170 anos, o que acham que diria o estudo se recuassemos ao tempo de Erik, o Vermelho?