Porto Santo é uma ilha abençoada pelo Sol, e pelas suas magníficas praias. Agora também tem uns painéis solares. Segundo notícia de hoje, o parque fotovoltaico está concluído, e pronto a extorquir dinheiro aos contribuintes. O parque tem uma potência instalada de cerca de 2MW, conseguida à custa de 11136 painéis solares, que ocupam 70000 m2 de terreno, no sítio dos Linhares (junto à Quinta das Palmeiras).
O parque foi construído pela Nutroton Energias, dirigida pelo conhecido Marques Mendes, ex-líder do PSD. Para ele, este é um caso único na Europa. Para os entendidos, este parque estará colocado mais ou menos na 600ª posição das maiores centrais solares do Mundo. Com a inauguração prevista para 3 de Maio próximo, um estudo aponta para 1600 horas de exposição solar por ano, mas as contas são engraçadas, dado que isso dá aproximadamente 4 horas e 23 minutos por dia. Até o Marques Mendes refere um valor 25% superior, mas outros estudos apontam para 2400 horas por ano (50% superior), pelo que este valor de 1600 horas deve dar jeito a alguém!
Mas o que Mendes mais gosta é dos 320 euros por MWh, uma tarifa que está definida por lei! Para uma conta que os leitores percebem melhor, isso equivale a 32 cêntimos por kWh. Como Marques Mendes refere, a tarifa é garantida durante 15 anos, o que é sinónimo de um negócio bem rentável! Com o consumidor madeirense a pagar este ano 13.06 cêntimos por cada kWh, imaginem quem vai pagar a diferença!