EcoTretas é um espaço dedicado a evidenciar os disparates que se dizem e fazem à volta da Ecologia. Especialmente dedicado aos ecologistas da treta, essa espécie que se preocupa mais com uma pata partida de um qualquer animal, do que com um fogo florestal! Aqueles que são anti-americanos, mas que gostam do Al Gore.
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Alqueva: sempre a bombar desperdício
Depois de há dois meses o Instituto de Meteorologia estar preocupado com a seca, o país rapidamente passou para as preocupações com as cheias. Logo no início de Janeiro, observamos que a energia desperdiçada constituía energia suficiente para alimentar cerca de 3200 famílias portuguesas durante todo o ano de 2010! E outras notícias deram conta das consequências, felizmente não envolvendo percas humanas. E posteriormente confirmamos que a energia desperdiçada nesses primeiros dias era equivalente à energia gerada pelo MARL também num ano.
Passado mais de um mês, pode-se fazer novo balanço. Desde então para cá, o Alqueva continuou a bombar. A bombagem reversível durante este ano, até ao passado dia 25 de Fevereiro (os dados disponíveis neste momento), consumiu quase 22GWh. Esta energia é a suficiente para abastecer 7300 famílias durante um ano completo, ou o equivalente a quase 3 meses de produção da central solar da Amareleja! Verificaram-se, igualmente durante esse período, descargas de 936hm3, o que já representa um desperdício superior a 20% da sua capacidade de armazenamento (que é de 4150hm3). Este volume de descargas é muito superior (mais de 7 vezes) à água que foi bombada durante estes dois primeiros meses de 2010, pelo que efectivamente foi desperdiçada claramente toda a energia dispendida na bombagem reversível. Ou dito de outras forma, a água descarregada no Alqueva este ano daria, caso fosse possível aproveitá-la, para produzir tanta energia quanto a Amareleja produz em dois anos!