É absolutamente inacreditável o que se passa nos últimos tempos à volta da energia solar. Projectos megalómanos de energia solar a aparecer por todo o lado, e por Portugal também. O pontapé de saída foi dado há uns meses com o projecto do deserto. Há uns dias, surgiu na China o anúncio de uma central solar com uma potência de pico de 2000MW. Mas nós portugueses não nos poderíamos ficar atrás, e surgiu mais um proposta tonta, mais dos mesmos, nomeadamente dos que ergueram a central da Amareleja. Com direito a primeira página, no jornal Público de hoje!
A proposta tonta já tem uma resposta, com contas como deve ser, no blog de Pinto de Sá. Mas eu realçaria um aspecto importante, que é o da exportação da energia. Perante o constrangimento espanhol, e sobretudo francês, não me admiraria que a seguir a esta proposta viesse a de um cabo submarino...
Por falar em Espanha, aqui tão ao nosso lado, já havíamos referido anteriormente a existência de projectos para 14000MW! O resultado desta loucura de nuestros hermanos está agora à vista: um país que em 2007 teve um superavit (conceito desconhecido para nós portugueses) de 2.2%, promete ter um défice este ano de 10 a 12%. Para tapar uma pequena parte desse buraco, o primeiro ministro espanhol, Zapatero, anunciou há dias o maior aumento de impostos da Espanha democrática... Por cá, anúncio semelhante será feito depois de 27 de Setembro!
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1400164