terça-feira, 11 de maio de 2010

As verdades da ciência climática

Hubert Lamb foi o fundador da CRU (Climatic Research Unit), em 1971, da Universidade de East Anglia, a Universidade no centro do Climate Gate. Lamb foi considerado como o "Homem do Gelo", pela sua defesa da teoria do Arrefecimento Global, na década de 1970. Como se pode ver no artigo de jornal ao lado, as suas previsões iniciais, como a dos grandes cientistas climáticos, eram um autêntico desastre!

Talvez Lamb tenha tido consciência dos disparates. E depois de um Verão quentinho no Reino Unido, ele achou que estava na hora de mudar o rumo 180º. Conforme pode ser visto num livro sobre a história da Universidade, não há dúvidas que ele era um troca-tintas:

Professor Lamb came to Norwich as "the ice man", attracting much attention for his prophecy of world cooling and a future ice age within 10,000 years. Within a few years in Norwich, in which the heat wave of 1975-76 had intervened, he had switched to warning of global warming with dire predictions of forest and crop belts being shifted, melting ice caps and drowned cities.

Mas, o que pode fazer um cientista mudar tão rapidamente de opiniões? Os dados, o tempo, etc.? Não, a explicação é muito mais simples, e retirada também do livro acima referenciado:

A holocaust within a century was an even more exciting prospect than an ice age in ten millennia and it all helped to shape contemporary attitudes to global warming.

Como percebemos recentemente com o ClimateGate, os seus discípulos apreenderam a dominar esta pseudo-ciência com o seu mestre!