quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O logro das renováveis

Já tinha reparado no texto no blog Vamos Salvar Sortelha. Mas não tinha conseguido encontrar o Expresso, para ler na íntegra. Hoje apareceu online o texto de Clara Ferreira Alves, intitulado "Foi importante ser ministro, se foi", publicado na revista Única de 2 de outubro de 2010. Junto apenas algumas frases do texto (realces da minha responsabilidade), que recomendo vivamente:

Como este país do sul da Europa não é constituído por parolos e como uma boa parte desses espertalhões também adorasse viver em NY, o ex-ministro Pinho recebeu uma carrada de comentários online: jocosos, odiosos e sérios com algumas verdades à mistura, devidamente noticiadas e que eu, como tantos parolos sulistas, não li. Juro que acreditei que o ex-ministro tinha mesmo sido convidado dada a sua proverbial esperteza em renováveis. E de renováveis também não percebo nada, pago-as, com o resto dos parolos, na fatura da EDP. De resto, toda a gente acha que são muito boas para a saúde e o ambiente. O pior é que, curiosa de uns tantos comentários, fui pesquisar na net, e pesquisando fui parar a uns blogues onde a discussão sobre renováveis e o seu custo me pareceu cientificamente descrita por gente que percebia do assunto; e onde fiquei a saber como é que o ex-ministro foi parar a NY.

O texto é delicioso e não deixa dúvidas que a Clara nos visitou. Mas quando viu a produção da eólica do Primeiro Ministro, deve ter pensado que a unidade do Wh não existe, e achou por bem substituir pelo mais familiar "KW por hora". Vou ter que alertá-la para a dimensão das unidades de energia... O logro ficará ainda mais claro para ela!