quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cegonha brasileira

Nós aqui há uns anos tivemos uma cegonha, que fez das suas para os lados de Rio Maior. Os brasileiros tiveram ontem o seu (mais do mesmo) blecaute. E é ver os políticos a correr a tentar explicar o que não percebem! Alguns extractos de apenas algumas notícias brasileiras são perfeitamente elucidativas:

Nunca antes na história deste país houve um apagão tão, assim, convincente, não é? Lula chama para si a responsabilidade por tanta coisa positiva que nada teve ou tem a ver com ele, que talvez seja chegada a hora de responsabilizá-lo pelas coisas ruins também. (...) É claro que eu não sei o que aconteceu. Mas o Edison Lobão também não sabe. Só que ele é ministro das Minas e Energia, e eu não sou. Quando nomeado, afirmei que ele não sabia a diferença entre uma tomada e um focinho de porco.

A versão de que o mau tempo teria causado o problema havia sido desmentida pelo governo durante o dia. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que não foi essa a causa do blecaute. O secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann, disse que "condições meteorológicas adversas" provocaram a queda de transmissão em três linhas de distribuição de Furnas. No entanto, Paulo Bernardo contou que conversou com o presidente da Itaipu, Jorge Samek, que lhe informou que a interrupção de energia foi causada por problemas em duas das cinco linhas de transmissão. "Eles pensaram que tinha sido o temporal que tinha derrubado linhas de transmissão, mas não foi. Se a linha estivesse danificada, não teria voltado às cinco da manhã", disse o ministro.

O que se seguiu? Acidentes, semáforos desligados, assaltos e falta de informação deixaram São Paulo mergulhada no caos desde as 22h15, quando a cidade ficou às escuras. O transporte público e o trânsito pararam.

Já agora, O Globo relata alguns dos apagões épicos, mas falta lá a nossa cegonha: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/11/11/eua-canada-italia-argentina-ja-registraram-longos-apagoes-914704474.asp

Preparem-se para um futuro assim, mas não por causa do Aquecimento Global...