sábado, 27 de março de 2010

Sibéria congelada

Os alarmistas têm muito medo de tudo o que vem da Rússia. Apesar da maioria deles serem umas melancias (verdes por fora, vermelhos por dentro), não se querem alinhar com o que a maioria dos cientistas russos têm a dizer sobre o clima. Por isso, a notícia de que a Sibéria terá experimentado o Inverno mais frio desde que há registos, vai ser mais uma não notícia!

Alexander Frolov, responsável no serviço meteorológico russo Rosgidromet, afirma que as estísticas ainda estão a ser analisadas, mas pelo menos na Sibéria ocidental a temperatura média foi de -23.2ºC, com mais dias frios que em anos anteriores. Cerca de 63 dias foram mais frios do que -25ºC, e 39 dias ficaram abaixo de -30ºC. Nesta parte da Sibéria, isto representa as condições mais frias dos últimos 40 anos, e o segundo Inverno mais frio em 110 anos. A temperatura mais baixa foi registada em Oymyakon, a 20 de Janeiro, com -57.4ºC!

Frolov também não ofereceu boas novas. O aparecimento da Primavera foi posto em stand-by entre 7 a 10 dias... Os Urais e a Sibéria continuarão a registar temperaturas de Inverno durante grande parte de Abril, enquanto no resto da Rússia europeia continuará abaixo da média. Outro especialista Russo, Arkady Tishkov disse que o Mundo e a Sibéria estão é a arrefecer, considerando um absurdo a discussão da subida da temperatura em vários graus. E em termos dos ciclos climáticos de escala maior, estamos num período de arrefecimento, afirma.