segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Galinha dos ovos de ouro de Pachauri

Um leitor atento enviou-me logo pela manhã um link sobre uma notícia de ontem do Telegraph que questiona os negócios de Rajendra Pachauri, que preside ao IPCC. O tretas Pechauri já aqui foi referido várias vezes, por via de tentar impingir-nos com a abstinência de carne, a mentir descaradamente sobre o aumento das temperaturas, ou a tentar calar cientistas que lançam cá para fora estudos inconvenientes. Ele até já veio a Portugal pregar as suas teorias!

Por isso, é absolutamente normal que alguém questione os interesses do pregador. Ele tem interesses económicos valorados em biliões de dólares, desde bancos a companhias de petróleo, os quais assentam em recomendações do próprio IPCC.

A notícia ganhou dimensão internacional com uma carta aberta de Christopher Monckton, alertando para as falsidades do pregador Pachauri. Os seus interesses incluem o TERI (antes Tata Energy Research Institute, agora The Energy Research Institute), de que se tornou director-geral em 2001. O grupo Tata é o maior império de negócios indiano, com interesses no aço, energia, telecomunicações, automóveis (Jaguar e Land Rover),e muito mais! O resto do artigo do Telegraph é um desbobinar de interesses absolutamente surpreendentes!

É claro que o tretas já desmentiu tudo. Obviamente, como poderia admitir? A questão já chegou ao Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, mas este assobiou para o lado. Mas o que se vai conhecendo mais é demais!