quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bomba nos Himalaias

Agora que todos já têm uma noção que Copenhaga não levará a lado nenhum, a menos que o barrete nos seja enfiado por baixo da mesa, começam a emergir os verdadeiros heróis. Aqueles cientistas que já não têm medo de falar verdade, mesmo que alguns tretas ainda pensem que conseguem esconder a verdade.

Uma das supostas consequências do Aquecimento Global será o derreter dos glaciares. Na Ásia, se derretessem os glaciares, a Índia arriscava-se a ficar sem água potável. Mas um estudo suportado pelo Ministério do Ambiente da Índia, afirma sem rodeios que não existe evidência que o Aquecimento Global tenha causado uma diminuição anormal dos glaciares dos Himalaias. Vijay Kumar Raina, o geólogo responsável pelo relatório, admite que alguns glaciares estão a recuar, mas que não é nada de extraordinário, e que não há nada que possa sugerir que desapareçam...

O Ministro do Ambiente Indiano, Jairam Ramesh, referiu a sua preocupação em reforçar o conhecimento indiano dos Himalaias, reforçado pelo conhecimento dos dados locais, alguns apenas divulgados agora. O relatório governamental olhou para 150 anos de informação sobre 25 glaciares importantes, no estudo mais compreensivo na região. A análise do documento, disponível no primeiro link abaixo, revela realmente uma profundidade assinalável!

Mas quem não gostou foi Rajendra Pachauri, o tretas mor do IPCC. Para ele, o IPCC é que sabe, e têm uma ideia clara do que está a acontecer. Não percebe porque é que o ministro suporta este estudo. E não percebe porque é que produz uma declaração tão arrogante! Queixa-se que o relatório não foi peer-reviewed, e que apresenta poucas citações científicas, como se isso fosse minimamente importante: para ele é mais importante que os artigos citem as confirmadas mentiras, de Mann, Briffa, et al.

Na minha opinião, quem tiver oportunidade de ler o relatório, não terá dúvidas sobre quem tem razão!

http://moef.nic.in/downloads/public-information/MoEF%20Discussion Paper _him.pdf
www.hindustantimes.com/Government-quells-panic-over-Himalayan-glacial-melt/H1-Article3-474713.aspx
www.guardian.co.uk/environment/2009/nov/09/india-pachauri-climate-glaciers