segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Passar dos emails à prática

Os emails já nos haviam preparado para o facto de que verdades inconvenientes estariam a ser apagadas. Vejamos o que disse Phil Jones, na primeira pessoa:

From: Phil Jones, 2/2/2005 09:41 AM
The two MMs have been after the CRU station data for years. If they ever hear there is a Freedom of Information Act now in the UK, I think I'll delete the file rather than send to anyone.

Ora, saiu ontem no Sunday Times a admissão pela parte da Universidade de East Anglia, onde trabalha o tal Phil Jones, de que os dados de base que servem para o cálculo das temperaturas mundiais, foram efectivamente enviados para o lixo. Tal significa que ficaram apenas os dados tratados (leia-se manipulados), tornando impossível que outros cientistas possam confirmar a suposta subida de temperaturas nos últimos 150 anos.

Aparentemente, a desculpa é a de que os dados originais, em papel e banda magnética, foram deitados fora quando a CRU mudou para instalações novas! Dadas as manipulações já detectadas, e as ameaças explícitas nos emails, como podemos confiar neste gang do Climategate?

www.timesonline.co.uk/tol/news/environment/article6936328.ece