sábado, 7 de novembro de 2009

Palestra de Richard Lindzen

Richard Lindzen é um físico atmosférico americano, professor de Meteorologia no MIT, e conhecido pelo seu trabalho nas dinâmicas da atmosfera superior. Publicou mais de 200 livros e artigos científicos, tendo sido o autor principal do Capítulo 7 "Physical Climate Processes and Feedbacks" do WG1 do IPCC de 2001.

Os trabalhos recentes de Lindzen são altamente inconvenientes, particularmente o estudo pelo satélite ERBS (Earth Radiation Budget Satellite) da quantidade de radiação observada nos trópicos e da sua relação com as variações de temperaturas nos 15 anos de registos do satélite. O estudo, no primeiro link abaixo, demonstrou que a perca de radiação do planeta Terra medidas por satélite aumentou dramaticamente com o Aquecimento verificado, ao contrário das previsões de todos os modelos. Nesse sentido, estes modelos exageram o feed-back do Aquecimento, o que cria cenários pavorosos, mas que não tem correspondência na realidade!

Deu recentemente uma palestra, que está disponível abaixo. Recomenda-se vivamente. Os slides estão igualmente disponíveis no segundo link abaixo.

www.drroyspencer.com/Lindzen-and-Choi-GRL-2009.pdf
www.globalwarming.org/wp-content/uploads/2009/10/lindzen-talk-pdf.pdf