sábado, 14 de novembro de 2009

Ainda os glaciares

Depois da notícia de que a diminuição dos glaciares dos Himalaias não é nada de extraordinário, um coro de vozes alarmistas se levantou, sobretudo na tentativa de descredibilizar ou mascarar o problema que este estudo criou.

O que estes alarmistas se esquecem de dizer é que estamos a assistir à diminuição dos glaciares, que aumentaram significativamente na Pequena Idade do Gelo, verificada há apenas uns séculos. Nos Alpes, em Fiesch e Fieschertal, as populações prometeram, em 1678 a Deus, levarem uma vida virtuosa, em troca de serem poupados do avanço do Aletsch, o maior glaciar dos Alpes. A prece foi enviada ao Papa, e desde 1862 efectuam uma procissão de cinco horas, a 31 de Julho. A isto chama-se um remédio Santo, não previsto na Religião do Aquecimento Global.

Mas estes episódios comoventes são apenas uma face da História. A análise dos glaciares sempre mostrou avanços e recuos ao longo da História. Os estudos detalhados de cientistas determinam que nos últimos milénios, vários foram os momentos em que os glaciares tinham recuado até onde hoje estão, ou até mais, conforme se pode ver na segunda imagem acima. Como se sabe, não era o CO2 que comandava o clima nesses períodos...

O último link abaixo, donde foi retirada a segunda imagem, é um exemplo de um artigo peer-reviewed, abundantemente citado, onde se reforça que a variabilidade natural do clima continua e continuará a existir, tal como no passado!

www.swissinfo.ch/por/capa/O_papa_pode_salvar_a_maior_geleira_dos_Alpes.html?siteSect=108&sid=11065792&cKey=1250026817000&ty=st
www.giub.unibe.ch/klimet/docs/climdyn_2005_Holzhauser_et_al.pdf