sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Os icebergs da Helena Geraldes

A classe dos jornalistas ambientais está cada vez mais estúpida. Prova é o artigo de Helena Geraldes, no Público de hoje. Esta Helena, que pelo menos não é loira, mas tem mestrado e tudo, está muito admirada com a notícia de que cientistas observaram icebergues brutais a caminho da Antárctida para a Nova Zelândia.

A notícia, que teve a cobertura de mais alguns estúpidos jornalistas ambientais, deve desaparecer rapidamente do radar, quando perceberem que este é o tipo de notícias que afunda o Aquecimento Global. Vejam primeiro alguns realces da notícia:
  • Há uma semana, os cientistas do programa polar australiano nem queriam acreditar no que viam, quando um bloco de gelo foi avistado a oito quilómetros da ilha. Tinha 50 metros de altura e 500 de comprimento.
  • Dean Miller, biólogo australiano do programa polar, foi o primeiro a avistar o icebergue. "Nunca tinha visto nada igual.".
  • O glaciologista daquele programa, Neal Young, afirma que existem pelo menos 20 icebergues em redor da ilha. É raro que estes blocos de gelo subam tanto para Norte e entrem em águas menos frias, salienta.

Mas, se isto não fosse suficiente, a nossa Lena complementa:

Icebergues a caminho da Nova Zelândia são um cenário que poderá dar novos argumentos para as negociações climáticas na cimeira de Copenhaga, em Dezembro.

Alguém me envia por favor o email desta pseudo-jornalista, para eu lhe dar uma novidade em primeira mão: ele há icebergues enormes a caminho da Nova Zelândia, porque nunca como agora houve tanto gelo nos mares da Antárctida!

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1409759