quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ecologistas à rasca

Eles andam todos apanhados. Se não é com o Climategate, é com Copenhaga, senão é com o Arrefecimento Global que por aí já se anuncia... Uns têm-se mantido calados, outros ainda estrabucham. Hoje, recebi vários e-mails de leitores assíduos, referenciando a Quercus, que colocou hoje cá fora um comunicado, que começa assim (realces da minha responsabilidade):

Na opinião da Quercus, as últimas semanas em termos meteorológicos em Portugal são sinais ou sintomas de uma alteração climática caracterizada por eventos meteorológicos extremos. O que se passou imediatamente antes do Natal na Região Oeste, o facto de Dezembro ter sido o mês mais chuvoso deste século, o ter-se passado de uma situação de seca meteorológica e de valores relativamente baixos de armazenamento das albufeiras, em comparação com a média, para uma situação de pleno armazenamento em muitos casos, são uma demonstração de uma maior irregularidade do clima.

O fiel alarmista Público parece ter sido mais rápido que a sombra da Quercus, e divulgou a notícia. Só que a população já não tem pachorra para esta gente, e os comentários populares no artigo são altamente recomendáveis. Da minha parte, recomendo que sejam enviados para os Açores, onde podem existir 4 estações num único dia... Talvez eles façam bem em estudar as alterações climáticas lá do sítio...