quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mais mar a baixar


Depois da análise de ontem ao nível do mar, observado em três marégrafos próximos do país (Continente), recebi três mensagens de desagrado. Nelas há um denominador comum: como é possível o mar estar a descer, se toda a gente afirma o contrário?

Tal seria efectivamente possível: assim como as temperaturas sobem nuns locais, descem noutras. Poderia por isso acontecer que nós Portugueses estevessemos com sorte, com as desgraças do Gore e companhia a não nos afectarem. Por isso, fui mais longe, ampliando a área abrangida pela análise, com mais três estações. Continuam localizadas no Atlântico europeu e africano, e reforçam a análise de ontem.

Em Palmeira, em Cabo Verde, a tendência nos dois primeiros períodos de três anos foi decrescente, mas subiu nos últimos três anos. Note-se uma falta importante de dois blocos de dados. A análise global dos últimos nove anos é mesmo assim positiva, com uma subida correspondente a pouco mais de 54 cm por século.

Em Newlyn, no Reino Unido, nos dois últimos períodos de três anos, a tendência foi claramente descendente. À velocidade a que desceu nos últimos três anos, o nível dos mares desceria 1.60 metros em 100 anos! Se considerarmos os últimos nove anos, mesmo assim a tendência é decrescente, de cerca de 9 cm por século.

O caso mais interessante é o de Brest em França. Nos últimos três períodos de três anos, a tendência foi sempre decrescente. Considerando os últimos nove anos, a tendência é descrescente, com uma descida correspondente a quase meio metro durante um século.

Adicionalmente, o caso de Brest é paradigmático, dado que é uma estação com dados desde 1846. E que acompanhou durante as últimas décadas a tendência de subida observada. Porque estará o nível do mar a descer aí? Será porque toda a gente afirma o contrário???