quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mar não sobe à volta de Portugal...


Uma análise dos dados disponíveis sobre o nível dos mares revela que a situação que se verifica à volta de Portugal é tudo menos alarmista. Há muito que sigo este temática, e avolumam-se os sintomas que alguma coisa não vai bem neste domínio. A nível nacional, porque os dados existentes são inexistentes ou maus. Ou então existem, mas não chegam às Bases de Dados Internacionais.

Em frente. Na falta de dados do último semestre, relativos a dados de satélite, no site da Universidade de Colorado, fui procurar os dados dos marégrafos próximos de nós. A primeira surpresa é a falta surpreendente de Cascais que é dada como inactiva, ou com dados ultrapasssados. Nos dados recolhidos da Base de Dados GLOSS, das quatro estações em Portugal, apenas a de Ponta Delgada se aproveita minimamente, embora com grandes falhas.

Por isso, fui buscar mais duas estações de Espanha, que permitiam uma triangulação da costa Portuguesa. Os dados diários foram tratados numa folha de cálculo, calculando-se para os três períodos de três anos anteriores, qual a tendência (regressão linear) de evolução do nível dos mares. Os resultados são muito engraçados!

Em La Coruna, o mais próximo da costa portuguesa, a tendência foi de descida em dois dos períodos de três anos. Considerando os nove anos, a tendência é de subida, à taxa de 0.7mm por ano, o que dá uma subida por século de 7cm, menos de metade da subida de 18cm observada em todo o século XX.

Ponta Delgada revelou uma tendência de crescimento em todos os três períodos de três anos. Note-se todavia a falta significativa de valores. A subida observada ao longo dos nove anos pressupõe uma subida maior do nível dos mares, e a manter-se esta tendência, a subida seria de cerca de 77cm em 100 anos.

Finalmente, em Las Palmas, que tem a série mais completa de dados, não há dúvidas: o mar está a descer à volta das Canárias! Até à vista desarmada se confirma que os valores vão descendo ao longo dos últimos anos. Se se considerarem os últimos seis anos, e se se mantivesse essa tendência, este século significaria uma redução de cerca de 14cm no nível do mar!