domingo, 4 de abril de 2010

Despautérios do Tomás

Tomás de Montemor é um dos meus ecologistas da treta preferidos. Fiz-lhe uma crítica aprofundada há cerca de um mês atrás, e mostrei a minha indignação pelo conteúdo do artigo, quer ao Tomás, quer à própria revista Notícias Magazine. Nenhum deles me respondeu, mas hoje fiquei a saber que o Tomás me respondeu na revista Notícias Magazine de 21 de Março de 2010. Começou bem, mas contrariado:

Mais ao menos ao mesmo tempo recebi um e-mail dos autores (anónimos) de um blogue chamado Ecotretas. Neste e-mail contrapunham alguns argumentos a uma notícia que dei nestas páginas sobre um relatório que avisava que o degelo do Árctico, considerado o "ar condicionado" do planeta, poderia causar prejuízos gigantescos até 2050. Contrariado, fui visitar o blogue para me inteirar das ideias deste(s) eco-céptico(s).


Conforme podem constatar pelo conteúdo do post de há um mês, o alarmista Tomás anda a papaguear as visões apocalípticas do suposto degelo do Árctico. Em vez de debater os números, continuou com uns ataques ad-hominem perfeitos:

Primeiro, devo dizer que a impressão inicial foi logo bastante elucidativa: não será de confiar muito em quem nos aconselha a visitar outros blogues com nomes como "Verde - a nova cor do comunismo"! Este blogue é uma página brasileira, muito provavelmente alimentada porque tem a ganhar com desflorestação do Amazonas.


Quanto à insinuação do blog brasileiro, não quero acreditar que o Tomás queira limitar o direito de expressão. Vou encaminhar no final deste post um email para os autores do referido blogue, que certamente darão a resposta adequada. O coitado do Tomás tentou de seguida enveredar pela argumentação científica. Mas embrulha-se em múltiplas coisas, sendo que ou é cego, ou então não viu a imagem que eu inseri no post. A imagem é do DMI (Danish Meteorological Institute), baseadas nas medições de satélite OSISAF e não do blog que Tomás erradamente refere!

Quanto aos argumentos contra as afirmações do tal relatório, foi mais do mesmo. Foi procurar nos nevões de Washington a prova do arrefecimento global! Numa tentativa desesperada de contrariar a ideia do degelo do Árctico, o bloguista foi buscar os níveis de gelo em Fevereiro de 2010 que realmente aumentaram em relação aos anos anteriores e especialmente em relação a 2005, que foi o mais baixo desde que os satélites permitem estas medições. O que aconteceu foi que o autor foi buscar a notícia a um outro blogue (provavelmente com as mesmas intenções deste). Se tivesse ido à origem dos dados (National Snow and Ice Data Center) encontrava o gráfico que aqui se publica e ainda a seguinte resposta à pergunta: "O gelo do Árctico está mesmo a diminuir?"


É engraçado que nenhum gráfico do Tomás aparece na revista. Mas se o Tomás quer ir ao NSIDC, só tem que se queixar de si próprio. É que no post que fiz está o link também para o gráfico dado pelo AMSR-E, que são dados muito semelhantes aos do NSIDC. Mas se o Tomás só aceitar os dados da NSIDC, também podemos lá ir ver, neste link, sendo a imagem acima a extensão do gelo do Árctico para hoje. Para o maniqueista Tomás, o gráfico é de uma inconveniência extrema. Contra este despautério do Tomás, a Mãe Natureza teve que encomendar umas medidas extras de gelo para o Árctico. Como se pode ver pelo gráfico, na altura de publicação do Tomás, a extensão de gelo já devia estar a baixar, mas continuou a subir. E chegou praticamente ao valor médio do período 1979-2000! Agora que o desagravo pessoal está concluído, a extensão do gelo já vai diminuir...

Ao Tomás vou fazer chegar estas novidades. Ao Notícias Magazine farei queixa formal deste tipo de jornalismo. Para uma das revistas com maior tiragem nacional, este é um tipo de comportamento inaceitável. E depois queixam-se que ninguém lê os jornais/revistas? Pudera... Todos temos a Internet!