quarta-feira, 7 de julho de 2010

Encontro Ciência 2010

Terminou hoje o Ciência 2010 - Encontro com a Ciência em Portugal no Centro de Congressos de Lisboa. Marcou-me pela positiva, embora talvez os dias de calor tenham motivado de forma diferente a assistência. Algumas das intervenções a que assisti foram particularmente acutilantes, embora na vertente climática claramente marcadas pelas provocações gratuitas...

Uma das intervenções que mais marcou o encontro foi a do Prof. Delgado Domingos, que muitos leitores do blog já conhecem. Teve a virtude de desencadear o interesse dos Media, tendo saído no Correio da Manhã uma notícia interessante, sobretudo pela forma como o Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, foi obrigado a responder às perguntas do CM, envolvendo a forma como o Instituto de Meteorologia trata os dados meteorológicos (realces da minha responsabilidade):

Correio da Manhã – Como analisa as acusações do Instituto Superior Técnico, que reclama o acesso à informação recolhida pelo modelo de previsão usado pelo Instituto de Meteorologia, acusando-o de não fornecer dados mesmo quando solicitado?

Mariano Gago – Não é possível fazer avaliação científica sem ter acesso a todos os dados existentes. Isto é um grande obstáculo a sermos cada vez melhores e o acesso a essa informação tem de ser resolvido muito proximamente. Este congresso [Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal, que termina amanhã] veio demonstrar essa urgência.

De que forma será possível fazer-se essa partilha?

A utilização desses dados para efeitos científicos é muito importante. Tem de ser criada uma plataforma de avaliação para permitir que os diferentes dados recolhidos estejam disponíveis.

Existem outras áreas onde melhorar essa colaboração?

Na avaliação dos dados recolhidos pelos vários modelos sobre fenómenos extremos. A cooperação terá de ser internacional, até para se ter mais fenómenos para analisar.