sábado, 17 de dezembro de 2011

Ar puro da Guarda

Ao ver um dos noticiários das 13 de hoje, nem queria acreditar numa das notícias que passou! Falava-se da venda de "ar puro da Guarda", mas como estava ocupado, não pude ouvir com atenção a notícia...

Agora fui investigar, e atribuo a ela a Ecotreta de 2011 (menção agora instituída!). Então não é que se lembraram de enfrascar um bocado do ar puro da Guarda, e vendê-lo??? A um preço de 5 euros por frasco, tenho a certeza que ninguém de juízo comprará tal embuste!

O embuste é da responsabilidade do Teatro Municipal da Guarda e da empresa municipal Culturguarda! É para estas brincadeiras que afinal servem os nossos impostos??? Parece que para aqueles lados muita gente não tem mais nada de útil para fazer...

Segundo o director artístico do TMG, Américo Rodrigues, o produto inclui ainda «aroma de queijo da Serra da Estrela, essência de morcela e fragrância de giesta». O mesmo vendedor de banha da cobra, recordemos pago pelos contribuintes, refere que os principais destinatários da fraude são os emigrantes, que poderão abrir os frascos "quando sentirem um forte apelo das raízes ou uma forte saudade", mas também pode "ser utilizado livremente", sempre que o comprador "estiver em contacto com focos de poluição e se sentir deprimido ou com saudades da Guarda". Os mesmos aldrabões sugerem que no momento de abrir o frasco, o utilizador deve "inalar profundamente até sentir os pulmões vibrarem de emoção" e alertam para suspender o seu uso caso "lhe provocar um desejo intenso de voar".

Haveria ainda mais embuste a desmontar, como a da investigação do cientista russo associado, e o prémio "The Best Air in the World". Na pesquisa pela qualidade de ar das cidades, um bom recurso parece ser este, da Organização Mundial da Saúde. Nem uma referência à Guarda! Mas tem um bom mapa da qualidade do ar a nível do planeta. Não se fica surpreendido com os resultados: