domingo, 4 de dezembro de 2011

O herético Freeman Dyson

Nunca aqui me referi a um dos cépticos mais heréticos do planeta. Um leitor chamou-me a atenção para um texto de Freeman Dyson, publicado no blog Tempo Contado, donde extraí estas suas declarações (realces da minha responsabilidade):

Os efeitos do aquecimento global, segundo Dyson, serão mais vantajosos que prejudiciais. Os seus cálculos sobre o dióxido de carbono levam-no a concluir que: Muitos leigos crêem que esse gás na atmosfera resultará em séculos de desastre. Nada menos verdade. Uma molécula de CO2 permanece apenas sete anos na atmosfera, sendo depois absorvida pelos oceanos ou pela vegetação. É um equilíbrio muito dinâmico e totalmente ignorado pelo público.
Um facto matemático que também deveria ser mais conhecido, acha Dyson, é existir uma função logarítmica nos efeitos físicos do CO2. O que significa que quanto maior for o volume desse gás na atmosfera, mais diminuirão os seus efeitos. Do ponto de vista da sociedade isso é extremamente tranquilizante.
- É interessante notar – diz o jornalista – que muitos (cientistas) cépticos acerca do aquecimento global são pessoas idosas. Porque será?
Dyson permanece calado alguns segundos, o seu olhar preso no do interlocutor:
- Os cientistas idosos são financeiramente independentes e podem falar com toda a liberdade… Fora de dúvida existe um lobby do clima. Há um vasto número de cientistas que ganha dinheiro assustando o público. Não digo que o façam conscientemente, mas é facto que muitos rendimentos provêm desse medo.
O presidente Eisenhower disse um dia que o poder dos militares em determinado momento se torna perigoso, pois é tão grande. O mesmo se constata com o lobby do clima: com o poder de que dispõe torna-se perigoso."

Que palavras mais sábias! Quando as li, consegui-me identificar imediatamente com elas. A entrevista acima foi dada à revista Elsevier, sendo mais detalhada neste site em holandês, e referenciada neste outro artigo da Elsevier. Infelizmente, não me foi possível encontrar o texto original.

Mas não foi difícil encontrar mais pérolas deste eminente cientista. A mais significativa foi esta entrevista ao New York Times, absolutamente brilhante, da qual destacaria as seguintes afirmações:

Al Gore’s just an opportunist. The person who is really responsible for this overestimate of global warming is Jim Hansen. He consistently exaggerates all the dangers.

Outro artigo que merece uma leitura atenta é este publicado na Edge. E eu a pensar que já sei umas coisas disto, dou por mim a descobrir mais Verdades Inconvenientes, como a que ele descreve a seguir:

The fundamental reason why carbon dioxide in the atmosphere is critically important to biology is that there is so little of it. A field of corn growing in full sunlight in the middle of the day uses up all the carbon dioxide within a meter of the ground in about five minutes. If the air were not constantly stirred by convection currents and winds, the corn would stop growing.

Enfim, muita mais informação interessante está disponível sobre Dyson. Vejam por exemplo este artigo de 1977, em que Dyson descreve como resolver o problema do CO2... Simplesmente notável! Deixo-vos finalmente uma entrevista a Dyson, em dois vídeos, bem como uma conferência na Universidade de Boston, onde se verifica como é eloquente: