O eixo N/S foi inaugurado em Lisboa. O presidente da Estradas de Portugal, António Laranjo, disse que a obra inaugurada pode retirar retirar 22.500 viaturas de Lisboa por dia, na área da Segunda Circular, a que acrescem 13.500 desviadas da zona Norte e Oeste. António Laranjo acrescentou que este desvio de trânsito vai permitir uma redução de emissão de dióxido de carbono (CO2) de 122.000 toneladas por dia, o que representa menos 8.000 veículos a circular por dia.
Ora, 122.000 toneladas por dia são 122.000.000 quilos de CO2 por dia, ora contas mal feitas, 122 quilos por lisboeta/dia, ou então 122.000/8.000 = 15.25 toneladas por cada veículo a menos. O Laranjo tem a noção do ridículo da afirmação?
O presidente da Câmara tem mais tino: Começando por afirmar que "mais vale tarde que nunca" o presidente da Câmara de Lisboa, chamou a atenção para o "efeito perverso" que a obra poderá provocar. Isto porque, argumentou António Costa, o descongestionamento da Segunda Circular pode, a longo prazo, "trazer mais trânsito para o interior da cidade".
Ora, mais trânsito, mais CO2...
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1307115&idCanal=59
http://jn.sapo.pt/2007/10/11/pais/abertura_eixo_nortesul_afasta_mil_ve.html