Olhar para o novo anúncio do Toyota Prius dá vontade de nunca mais ver um Toyota pela frente. Apelar à compra de um automóvel com base no pressuposto do perigo da extinção de um animal tão nobre como o urso polar é, no mínimo, chocante! O anúncio, com o rosto de um urso polar, diz-nos que "é provavelmente uma das últimas vezes que olha para um urso polar". Como se olhar para uma foto tivesse algum significado... Segundo a publicidade, e por causa do aquecimento global, com o urso polar, outras "300 espécies vão deixar-nos ao longo dos próximos anos".
Para além de repugnante, o artigo esconde a realidade do urso polar. Das 19 sub-populações reconhecidas, 7 estão a decrescer, 8 estão estabilizadas ou a crescer, e 7 não tem dados suficientes para uma determinação de tendência. Claramente, a maioria das mortes resulta da intervenção directa de humanos, sobretudo quando os ursos polares colocam vidas humanas em risco.
http://pbsg.npolar.no/docs/PBSG14proc.pdf
www.cbc.ca/canada/north/story/2007/04/25/arviat-bears.html