domingo, 14 de setembro de 2008

Formas erradas de medir temperatura

A forma errada como são medidas as temperaturas mundiais já foi aqui referenciada várias vezes. Mas há que realçar que este é talvez o aspecto mais importante do Aquecimento Global provocado pela Humanidade, ou mais concretamente por todos aqueles responsáveis pelas estações meteorológicas. Se não, atente-se no seguinte.

A estação meteorológica de Santa Ana COOP, nos Estados Unidos, registou nos últimos cerca de 90 anos mais de 4 graus Celsius de aumento da temperatura média. Prova cabal do Aquecimento Global. Os especialistas do JPL, da NASA, referiram que 40% era responsabilidade do Aquecimento Global, o restante da Ilha de Calor Urbano. Quando questionados sobre a metodologia de tais cálculos, limitaram-se a reduzir para 25%. Há umas semanas, descobriu-se que a estação estava num topo dum telhado, mal orientada, a levar com vários sistemas de ar condicionado, e com o sol a incidir mesmo no termómetro!. Alguém se lembrou de contrapôr com o facto de estações adjacentes registarem aumentos similares. Agora veio a se descobrir que também elas tem problemas semelhantes!

http://wattsupwiththat.wordpress.com/2008/09/14/more-on-the-santa-ana-rooftop-weather-station-comparison-stations-also-problematic/
http://sciencedude.freedomblogging.com/2008/09/12/has-santa-ana-been-reporting-wrong-temperatures-for-years/