sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O Sol quando nasce é para todos

É um artigo do Oje de hoje, relativo a um artigo do The Economist. Um artigo em que Bob Hertzberg, da G24 Innovations, uma empresa que fabrica baterias solares para telemóveis, leituras de música e aparelhos semelhantes, refere que as energias renováveis precisam de reduzir a sua dependência dos apoios governamentais. Algumas frases cruciais a reter:

-"As empresas (de energias renováveis) contratam lobistas para caçar subsídios em vez de cientistas para criar produtos melhores"
-"o governo local (país de Gales) ajudou a pagar uma vedação em redor da fábrica da G24i em Cardiff, mas nada mais."
-"Torce o nariz às generosas taxas de alimentação da energia solar à rede geral que tanto estimularam a indústria na Alemanha e na Espanha, e questiona as isenções fiscais das instalações solares nos EUA, que devem expirar no final deste ano, mas que a maioria das empresas espera ver prorrogadas."
-"defende que, em vez de subsidiar a energia solar em termos gerais, os governos deveriam ajudar as novas empresas a amadurecer... A ideia deveria ser a de criar novas empresas contribuintes em vez de drenar constantemente o erário público."

Elucidativo!

www.economist.com/people/displaystory.cfm?story_id=12202692