quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Crise Económica, Al-Qaeda e Aquecimento Global

Um amigo convidou-me para almoçar para falarmos sobre a crise económica que passamos. Apresentou-me uma teoria explosiva: que a actual crise econónima pode ser provocada pela Al-Qaeda! E acrescentou argumentos horrorosos:

-A subida do petróleo secou o dinheiro dos países ocidentais: são produzidos mais de 80 milhões de barris de petróleo por dia, o que ao custo de 100 dólares por barril significa que 8000 milhões de dólares vão parar, por dia, ao bolso dos árabes (Arábia Saudita, Irão, Kuwait, etc.), Rússia, Venezuela, Nigéria, Angola, e países que tal.
-A esta velocidade são apenas necessários pouco mais de 100 dias para extrair a quantidade de dinheiro que os EUA aprovou a semana passada.
-O dinheiro pode ser utilizado de volta para comprar as empresas globais, e fazer estragos adicionais!

Mas quando chegou à explicação da causa que provocou a subida do petróleo, o meu amigo não foi tão convincente. Foi aí que uma ideia perturbadora me subiu à cabeça: e que tal o aquecimento global? Pensando bem, contaminando uns poucos bem pensantes, impingindo a ideia da desgraças associadas ao petróleo, e argumentando com o fim da humanidade, todos não nos importaríamos de pagar mais pelo ouro negro... Arranje-se um prémio Nobel e o disfarce fica ainda melhor! Passe-se a mensagem e o problema crescerá. O dinheiro desaparece e ninguém dá por isso!

O meu amigo ficou siderado, e com a última peça do puzzle que lhe faltava... Quando voltei para casa, uma simples pesquisa na Internet elucidou-me ainda mais. Al-Zawahiri, numa mensagem de Abril deste ano dizia, prevendo "que o aquecimento global faria com que o Mundo fosse mais simpatizante e compreensivo com a jihad islâmica contra a América".

http://edition.cnn.com/2008/WORLD/meast/04/22/zawahiri.targets.ap/index.html