A Voz do Cidadão transmitiu, como referenciado aqui há dias, um programa sobre o tratamento insuficiente dado às teorias alternativas ao Aquecimento Global. Aqui anotam-se as pequenas barbaridades dos intervenientes que chumbaram.
Filipe Duarte Santos
Quase com positiva, mas preocupado em defender a sua dama...
-"As alterações climaticas, com origem antropogénica, são hoje em dia um tema de uma preocupação considerável no seio da União Europeia e dos seus órgãos e em particular da Comissão Europeia. A cobertura que tem sido feita pela RTP parece-me que tem sido equilibrada."
-"Aquela experiência que tenho de participação em programas da RTP tenho encontrado que há uma preocupação em ir à natureza científica dos assuntos."
Carlos Pimenta
Negativa evidente. Outra coisa não seria de esperar de um radical da área.
-"Eu não tenho duvidas que a mudança climatica é uma crise muito maior, mais profunda do que a actual crise financeira e economica que estamos a viver e que vamos viver nos próximos anos."
-"Numa sociedade livre, todas as opiniões são válidas agora temos que ponderar o que é a ciência e o que é pensamentos completamente criativos."
-"Temos que aumentar a cobertura do problema porque o problema está-se a agravar de dia para dia. Todos os dias aquilo que era previsto pelos cientistas há 10 anos está a acontecer mais depressa e com mais intensidade. Por exemplo, a libertação de metano, que é o gás natural, que estava preso debaixo das terras geladas da Sibéria na Rússia ou do Árctico nunca foi pensado que viesse tão depressa, tão cedo e que terá um efeito mais devastador, ainda maior que ao do CO2."
Jose Alberto Carvalho
Negativa surpreendente. A falar de um tema que não domina minimamente. Precisa de ler as lições aqui do blog...
-"O aquecimento global tem a visibilidade que neste momento se traduz numa enorme preocupação para a Humanidade. Deixou de ser um problema discutido em congregação com a comunidade científica para passar a ser uma preocupação Humanitária. É evidente que essa preocupação teve uma enorme visibilidade com o filme do ex vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e com o prémio Nobel que lhe foi atribuído."
-"Não conheço nenhum Estado que não considere o Aquecimento Global uma preocupação e nem percebo como é que se fosse assim o Comité Nobel teria atribuído o prémio ao Al Gore se não fosse uma evidência científica. De resto ele próprio menciona os negacionistas no seu documentário dizendo que são pessoas que negam as evidências."
-"Os estudos disponibilizados sistemáticos que existem indicam que é uma evidência científica e essa é a versão aceite pela esmagadora maioria da comunidade científica de que estamos perante um problema."
-"Há jornalistas que tendencialmente abordam questões científicas como o Aquecimento Global, quando há dúvidas telefonamos, tentamos descodificar aquilo que não entendemos. É uma matéria muito fechada que implica um conhecimento concreto significativo e portanto é compreensivo que se recorra à opinião de cientistas exteriores à RTP."
-"Os negacionistas, como são também conhecidos alguns desses cientistas, são pessoas que se têm uma mensagem para transmitir, não a tem conseguido fazer passar de uma forma perceptível para o senso comum e para a comunidade científica."
http://ww1.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/