quinta-feira, 30 de Outubro de 2008

Tiro no pé

A Quercus defende um aumento das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Por via do aumento dos impostos. Eles gostam das taxas e taxinhas... Está-se mesmo a ver que eles não vivem na margem Sul. O que achará disto o Partido "Os Verdes"? E os amiguinhos do PCP? E as pessoas que diariamente passam a ponte?

É um autêntico tiro no pé, até porque não contabilizam as poupanças de CO2. É claro que as contas só podiam sair furadas, como aquelas que eles próprios fizeram!

www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=2600

quarta-feira, 29 de Outubro de 2008

Ilha de Calor Urbano: mais uma demonstração

As experiências simples são as mais fáceis de perceber, e as mais conclusivas. Anthony Watts, deu uma voltinha por uma cidade da Califórnia, fez uns gráficos, e todos ficamos a perceber quão significativo é o efeito da Ilha de Calor Urbano. São cinco graus centígrados entre o centro da cidade e os arredores. Como a maior parte dos termómetros utilizados para calcular o aquecimento global estão dentro das cidades, já sabemos agora porque a Terra está a aquecer!

http://wattsupwiththat.com/2008/10/29/uhi-is-real-in-reno-at-least/

terça-feira, 28 de Outubro de 2008

Escândalo no Tua

Depois do meu artigo de Agosto sobre a linha do Tua recebi algumas mensagens, a maioria com impropérios. A resposta para esses interlocutores chegou. O relatório final do inquérito relativo ao último acidente ocorrido na Linha do Tua é um escândalo nacional!

Dez anos depois ficamos a saber que as automotoras não são adequadas, e há problemas desde as rodas à falta de lubrificação. As curvas têm medidas desadequadas. As travessas necessitam de uma substituição urgente. "A via no local do acidente apresenta defeitos grosseiros e facilmente identificáveis e suficientes para justificar a ocorrência do descarrilamento" é provavelmente a frase mais forte.

Agora, onde é que os avestruzes de Agosto vão enfiar a cabeça? Sim, o Ministro, a sua Secretária de Estado e, em particular, os Verdes?

www.moptc.pt/tempfiles/20081027172256moptc.pdf

segunda-feira, 27 de Outubro de 2008

Alarmistas chumbam






A Voz do Cidadão transmitiu, como referenciado aqui há dias, um programa sobre o tratamento insuficiente dado às teorias alternativas ao Aquecimento Global. Aqui anotam-se as pequenas barbaridades dos intervenientes que chumbaram.

Filipe Duarte Santos
Quase com positiva, mas preocupado em defender a sua dama...
-"As alterações climaticas, com origem antropogénica, são hoje em dia um tema de uma preocupação considerável no seio da União Europeia e dos seus órgãos e em particular da Comissão Europeia. A cobertura que tem sido feita pela RTP parece-me que tem sido equilibrada."
-"Aquela experiência que tenho de participação em programas da RTP tenho encontrado que há uma preocupação em ir à natureza científica dos assuntos."

Carlos Pimenta
Negativa evidente. Outra coisa não seria de esperar de um radical da área.
-"Eu não tenho duvidas que a mudança climatica é uma crise muito maior, mais profunda do que a actual crise financeira e economica que estamos a viver e que vamos viver nos próximos anos."
-"Numa sociedade livre, todas as opiniões são válidas agora temos que ponderar o que é a ciência e o que é pensamentos completamente criativos."
-"Temos que aumentar a cobertura do problema porque o problema está-se a agravar de dia para dia. Todos os dias aquilo que era previsto pelos cientistas há 10 anos está a acontecer mais depressa e com mais intensidade. Por exemplo, a libertação de metano, que é o gás natural, que estava preso debaixo das terras geladas da Sibéria na Rússia ou do Árctico nunca foi pensado que viesse tão depressa, tão cedo e que terá um efeito mais devastador, ainda maior que ao do CO2."

Jose Alberto Carvalho
Negativa surpreendente. A falar de um tema que não domina minimamente. Precisa de ler as lições aqui do blog...
-"O aquecimento global tem a visibilidade que neste momento se traduz numa enorme preocupação para a Humanidade. Deixou de ser um problema discutido em congregação com a comunidade científica para passar a ser uma preocupação Humanitária. É evidente que essa preocupação teve uma enorme visibilidade com o filme do ex vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e com o prémio Nobel que lhe foi atribuído."
-"Não conheço nenhum Estado que não considere o Aquecimento Global uma preocupação e nem percebo como é que se fosse assim o Comité Nobel teria atribuído o prémio ao Al Gore se não fosse uma evidência científica. De resto ele próprio menciona os negacionistas no seu documentário dizendo que são pessoas que negam as evidências."
-"Os estudos disponibilizados sistemáticos que existem indicam que é uma evidência científica e essa é a versão aceite pela esmagadora maioria da comunidade científica de que estamos perante um problema."
-"Há jornalistas que tendencialmente abordam questões científicas como o Aquecimento Global, quando há dúvidas telefonamos, tentamos descodificar aquilo que não entendemos. É uma matéria muito fechada que implica um conhecimento concreto significativo e portanto é compreensivo que se recorra à opinião de cientistas exteriores à RTP."
-"Os negacionistas, como são também conhecidos alguns desses cientistas, são pessoas que se têm uma mensagem para transmitir, não a tem conseguido fazer passar de uma forma perceptível para o senso comum e para a comunidade científica."

http://ww1.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/

sábado, 25 de Outubro de 2008

Ursos polares com fartura

No outro dia tropecei em mais um daqueles programas da natureza, na RTP2, sobre os ursos polares de Churchill, no Canadá. A interpretação foi a habitual, com montes de associações do aquecimento global à suposta vida desgraçada dos ursos polares.

Tomei nota mental do nome do grande estadista do seculo XX, e pasme-se, hoje, depois de 2 minutos de pesquisa na Internet, tenho a notícia actualizada. Então não é que este ano se contaram 266 ursos, o maior número de sempre!!! Que os ursos permaneceram no gelo até meados de Agosto, um mês mais que o habitual? A vida está boa para os ursos!

www.polarbearalley.com/

sexta-feira, 24 de Outubro de 2008

Fraude nas energias renováveis em Espanha

Quando se vive de subsídios, dá nisto. Em Espanha, as energias renováveis são a dúvida do momento. Quem produz? Quando começaram a produzir? Quanto produzem? Ninguém sabe! Mas a CNE anda finalmente no terreno...

www.expansion.com/2008/10/24/empresas/energia/1224836077.html

quinta-feira, 23 de Outubro de 2008

A Voz do Cidadão

Vai para o ar este fim de semana, como é costume, "A Voz do Cidadão". Dedicado este fim de semana ao tema do aquecimento global e das alterações climáticas. O Rui G. Moura, dos Mitos Climáticos, vai estar presente. Um marco histórico na TV em Portugal, a não perder!

http://mitos-climaticos.blogspot.com/2008/10/voz-do-cidado.html
http://ww1.rtp.pt/wportal/grupo/provedor_telespectador/

Ecologistas tem muito dinheiro!


As investigações do senador James Inhofe revelam verdades muito inconvenientes: os grupos ecologistas dominam valores financeiros de muitos milhões, muitos deles derivados dos impostos dos contribuintes. E é assim que as campanhas para defesa dos animais ou de protecção das florestas são esforços disfarçados para reunir fundos para a campanha democrata. E os vencedores dos gastos são:

League of Conservation Voters: $730.000
Sierra Club: $500.000
Defenders of Wildlife: $500.000

Alguém os conhece de algum lado???

http://epw.senate.gov/public/index.cfm?FuseAction=Minority.Blogs&ContentRecord_id=262204fd-802a-23ad-48d8-a7704ecc91a6

quarta-feira, 22 de Outubro de 2008

General Electric salta fora

A GE Energy Financial Services, um dos maiores financiadores de projectos de energia renováveis, saltou fora. Numa indústria baseada em subsídios, em que pouco do que é produzido tem efectivamente sustentabilidade, esta é uma medida de racionalidade! No meio da notícia está lá a Horizon, da nossa EDP...

www.easybourse.com/bourse-actualite/general-electric/ge-drops-out-of-tax-equity-investing-for-now-US3696041033-544982

terça-feira, 21 de Outubro de 2008

Novo filme do Al Gore

Bem podia ser, mas este é mais engraçado. O gozo é cada vez maior, com os ecologistas da treta a dizerem que o aquecimento global está cada vez pior, mas cada um de nós a sentir o contrário. Por isso não admira que os humoristas finalmente tenham apanhado um filão como deve ser. Vejam e riam à vontade!

segunda-feira, 20 de Outubro de 2008

Cap and Trade

Os esquemas cap and trade ligados às emissões são uma das maiores falcatruas que por aí andam... Num artigo de opinião espantoso, Felix Salmon desmonta o esquema. E dá exemplos! Algumas frases são espectaculares:

-"Everybody already suspects it's just a way of letting a bunch of financial entrepeneurs make lots of money"
-"They're not reducing their carbon emissions at all: they're just picking up free money."

Merece ler com atenção. A próxima bolha será certamente ecológica, e não sairá metano nenhum!

http://seekingalpha.com/article/100728-the-problem-with-cap-and-trade-offsets?source=feed

domingo, 19 de Outubro de 2008

Poupar na conta de energia

Como poupar na conta da electricidade? Uma pergunta recorrente, a que os ecologistas normalmente associam duas respostas: poupar no consumo e apostar no bi-horário. A primeira pode-se discutir, mas a segunda não tem quase discussão nenhuma associada.

Comecemos pelo roubo no preço do contador. Quando se opta pelo bi-horário, paga-se mais pelo contador! E quanto mais potência contratamos, maior é o diferencial que se paga pelo contador. Pura e simplemente escandaloso ao nível da legislação das taxas sobre contadores...

Depois, tem que se consumir de madrugada e ao fim de semana. Para compensar o adicional do contador, é preciso consumir bastante electricidade durante esses períodos. Mas a ideia deveria ser poupar!

Depois de descobrir que, com todas estas técnicas, poupava 30 cêntimos por mês, o que é que eu fiz? Desisti do bi-horário e diminuí a potência do contador. Resultado: Não me chateio com a programação do consumo durante a noite e fim de semana, consumo quando me apetece e ainda poupo mais de 10 euros por mês!

www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/Regulated_market/Tariffs/BTN_tariffs/BTN_tariffs_between_2.3_and_20.7.htm

quinta-feira, 16 de Outubro de 2008

Obama não nos deixa respirar!


Se Barack Obama se tornar o próximo presidente dos Estados Unidos, o dióxido de carbono (CO2) vai ser declarado um poluente perigoso. Como os humanos são um dos maiores emissores de CO2 mundial, através da respiração, preparem-se! Vamos passar a ser poluidores perigosos. Provavelmente não passará de umas taxas, mas o sombrio futuro não está só nas bolsas...

www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=a2RHIj_6hvV0&refer=home

quarta-feira, 15 de Outubro de 2008

Mais frio é uma não notícia

O avanço do arrefecimento global é uma não notícia. Não interessa que o gelo do Árctico esteja a aumentar mais rapidamente que em qualquer dos anos anteriores. Não interessa que os glaciares do Alasca estejam a avançar pela primeira vez nas últimas décadas. E até os nómadas da Kashmira, que gostariam de um bocado de calor, tiveram que se mexer, mas tudo isso não é notícia!

www.adn.com/news/alaska/story/555283.html
www.newstrackindia.com/newsdetails/27783

segunda-feira, 13 de Outubro de 2008

Captura e sequestro de carbono


Andam por aí projectos gigantescos de captura e sequestro de carbono, a sumir largos milhões dos contribuintes. A captura e sequestro de carbono mais eficiente que existe é a que nos é proporcionada pelas árvores. Ao termos uma porta de madeira em casa, por muitos anos vão ficar ali armazenados uns quilitos de carbono. E mais na cozinha, nos armários, nas camas, etc. Mas, em vez de madeira, utilizamos cada vez mais plástico e outros produtos não naturais.

A surpresa invadiu-me hoje quando fiz a pergunta estúpida, a um amigo, do que fazia a Sonae Indústria, uma das empresas que mais subiu hoje na Bolsa. Indústria das madeiras, foi a resposta. E subiu porque caiu muito nos últimos tempos... Fiquei a pensar nos milhões que são gastos para projectos megalómanos, de sequestro de carbono, quando nem sequer somos capazes de promover uma empresa nacional, que aparentemente tem uma presença muito forte na Europa! Vamos lá armazenar carbono de forma inteligente!

www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=335512

Ovelhas mascaradas


As organizações protectoras dos animais devem ficar escandalizadas... Ovelhas australianas vão ser equipadas com máscaras de gás para se verificar quanto estão a afectar o clima. Vão ser efectuadas leituras à sua respiração para se verificar quanto metano emitem.

A estupidez segue-se a um relatório do perito climático australiano Ross Garnaut, que afirmou que as ovelhas criam gases de efeito estufa, e que seria melhor que os agricultores se concentrassem nos kangurus como fonte de carne! É claro que há outros orifícios nas ovelhas, mas o professor James Rowe afirma que 98% do metano é libertado pela boca.

www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1074749/A-baaa-d-idea-Aussie-sheep-wear-gas-masks-scientists-breath-affect-climate.html

domingo, 12 de Outubro de 2008

Verão mais quente dos últimos anos?

Talvez uma das maiores tretas do último ano. A notícia que propagou pelos Media, e que estes deturparam de forma grosseira. Que íamos ter o Verão mais quente dos últimos 25 anos!

Para um balanço final sob a questão, não há como ver os excelentes mapas do Instituto de Meteorologia. Dos últimos cinco meses, quatro foram claramente abaixo da média de 1971 a 2000!





www.meteo.pt/pt/oclima/acompanhamento/

Primeiro Aniversário

Foi há um ano que o Ecotretas começou. Um ano em que muito mudou. Em que a percepção das pessoas passou de uma unanimidade, para uma dúvida clara. E em que a Mãe Natureza se zangou...

O novo ano que agora começa será o do ruir da teoria do Aquecimento Global, e todas as suas derivadas (eg. Alterações Climáticas). O Mundo será confrontado com o embuste com que o Al Gore et al. iam afundando este Planeta. Felizmente estamos a tempo de parar este afundanço; vamos conseguir!

quarta-feira, 8 de Outubro de 2008

Câmara praxa caloiros

A notícia é tão triste, que é hilariante! Os caloiros da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja (ESTIG), vão ser praxados amanhã com plantação de árvores na cidade e trabalhos de limpeza da mata municipal. De manhã, cerca de 120 caloiros, acompanhados de alunos veteranos e com o apoio da Câmara, vão plantar oito árvores junto à residência de estudantes do Instituto Politécnico de Beja (IPB) situada perto da Escola Superior Agrária, disse hoje à agência Lusa Ana Catarina, da comissão de praxes da ESTIG.

Já agora, que se praxem também os canarinhos, guardas florestais, ecologistas, bombeiros, políticos, etc.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1345347

Crise Económica, Al-Qaeda e Aquecimento Global

Um amigo convidou-me para almoçar para falarmos sobre a crise económica que passamos. Apresentou-me uma teoria explosiva: que a actual crise econónima pode ser provocada pela Al-Qaeda! E acrescentou argumentos horrorosos:

-A subida do petróleo secou o dinheiro dos países ocidentais: são produzidos mais de 80 milhões de barris de petróleo por dia, o que ao custo de 100 dólares por barril significa que 8000 milhões de dólares vão parar, por dia, ao bolso dos árabes (Arábia Saudita, Irão, Kuwait, etc.), Rússia, Venezuela, Nigéria, Angola, e países que tal.
-A esta velocidade são apenas necessários pouco mais de 100 dias para extrair a quantidade de dinheiro que os EUA aprovou a semana passada.
-O dinheiro pode ser utilizado de volta para comprar as empresas globais, e fazer estragos adicionais!

Mas quando chegou à explicação da causa que provocou a subida do petróleo, o meu amigo não foi tão convincente. Foi aí que uma ideia perturbadora me subiu à cabeça: e que tal o aquecimento global? Pensando bem, contaminando uns poucos bem pensantes, impingindo a ideia da desgraças associadas ao petróleo, e argumentando com o fim da humanidade, todos não nos importaríamos de pagar mais pelo ouro negro... Arranje-se um prémio Nobel e o disfarce fica ainda melhor! Passe-se a mensagem e o problema crescerá. O dinheiro desaparece e ninguém dá por isso!

O meu amigo ficou siderado, e com a última peça do puzzle que lhe faltava... Quando voltei para casa, uma simples pesquisa na Internet elucidou-me ainda mais. Al-Zawahiri, numa mensagem de Abril deste ano dizia, prevendo "que o aquecimento global faria com que o Mundo fosse mais simpatizante e compreensivo com a jihad islâmica contra a América".

http://edition.cnn.com/2008/WORLD/meast/04/22/zawahiri.targets.ap/index.html

terça-feira, 7 de Outubro de 2008

Quanto é que custou?

A notícia foi divulgada hoje: A Presidência da República instalou 126 painéis solares no Palácio de Belém. As vantagens são muitas, entre elas:

-Capacidade de produção estimada em 30.152KWp anuais, que cobre cerca de 15 por cento dos consumos eléctricos da Presidência da República
-Reduz em cerca de 200 toneladas as emissões de CO2 e contribui significativamente para a diminuição da factura energética

Mas a pergunta que se impõe é: Quanto custou?

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1345231

domingo, 5 de Outubro de 2008

Países de Leste mostram o caminho

Os planos da União Europeia de cortar as emissões de dióxido de carbono em 20% por 2020 vão ser bloqueadas por um conjunto de países de leste, liderados pela Polónia. Juntamente com a Hungria, Eslováquia, Roménia, Bulgária e Grécia, a quem certamente se aliarão outros. As propostas da União para o comércio das emissões de CO2 já em 2013 criaria problemas significativos nesses países, face a gigantes como a E.ON, e uma dependência acrescida dos vizinhos russos...

www.telegraph.co.uk/earth/main.jhtml?xml=/earth/2008/10/03/eapoland103.xml
www.reuters.com/article/environmentNews/idUSTRE4922NT20081003?sp=true

sábado, 4 de Outubro de 2008

Mundo louco

O Mundo está a enlouquecer! A Casa Branca passou o apoio de 700 mil milhões de dólares, mas o que a maior parte dos Americanos não sabe é que também serviu para uma miríade de apoios muito questionáveis, nomeadamente apoios às energias eólicas, biocombustíveis, e mesmo sequestro de carbono. Não admira por isso que a bolsa dos EUA tenha dado mais um trambolhão...

No Reino Unido, as alterações climáticas foram promovidas no Governo. Ed Miliband é o azarento. Segunda-feira poderia começar por explicar porque já começou a nevar também para aqueles lados e propôr umas soluções adequadas: acender umas fogueiras?

http://reporternews.com/news/2008/oct/02/wind-energy-firms-anxious/
www.alertnet.org/thenews/newsdesk/N01503954.htm
http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/7650669.stm
www.mailonsunday.co.uk/news/article-1067409/The-snow-year--October.html

Filipe Duarte Santos com azar

Filipe Duarte Santos alvitrou há uns poucos dias: "Daqui a 50 anos, em vez de dois ou três meses de Verão, vamos ter cinco ou seis". Ele está com azar, porque provavelmente este Inverno vai durar mais de seis meses, e não vai ser preciso esperar 50 anos!

Porquê? Porque a neve começou a cair aqui ao lado em Espanha, um acontecimento surpreendente. E é só fazer contas: Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril. Cheira-me a sete meses de Inverno e de esqui...

Bora lá esquiar!

www.diariodelaltoaragon.es/index.php?mod=noticias&mem=detalle&relcategoria=1006&idnoticia=312886

quinta-feira, 2 de Outubro de 2008

Computadores tóxicos

Os computadores são uma tecnologia maravilhosa. São muitas as suas vantagens, mas será que também podem ser pestilentos? Um investigador francês, depois de sentir que a sua máquina emitia odores fortes, contactou a Greenpeace, que analisou o equipamento. Foram identificados sete "contaminantes orgânicos voláteis", incluindo estireno e benzeno, e seus derivados. Os efeitos cancerígenos destes elementos são bem conhecidos. O fabricante aparentemente já tinha conhecimento da situação, e diz que está a trabalhar no problema!

www.smh.com.au/news/technology/biztech/rotten-smell-raises-apple-toxin-fears/2008/10/02/1222651250932.html

quarta-feira, 1 de Outubro de 2008

Desproporção de meios

Acabou a fase Charlie, dos fogos florestais. Estiveram mobilizados durante vários meses (pelos menos três no terreno), 9642 elementos, 2266 veículos e 56 meios aéreos. Até 15 de Setembro arderam 10105 hectares.

Façam-se contas. Um elemento (homem) quase por hectar ardido, 1 veículo por 5 hectares e um meio aéreo por 200 hectares. Pergunta: quanto é que estes meios não poderiam fazer na limpeza das matas do país?

Em vez disso, passaram umas ricas férias... Para o ano, no início do ano, comecem é a limpar o mato...

www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=57DD5193-0889-4F40-B872-F63A0B692539