O Furacão Bill deve ser um furacãozinho muito especial, pelo menos para o nosso Instituto de Meteorologia. Para além de andarem a justificar as passeatas às conferências internacionais, no Instituto de Meteorologia também dão muita atenção às supostas alterações climáticas, especialmente àquelas sem qualquer interesse para os Portugueses! É preciso mostrar trabalho...
O furacão Bill foi um achado, o primeiro no Atlântico em 2009, num ano muito parco nestes monstronzinhos da natureza. O furacãozinho começou ao largo de Cabo Verde, abeirou-se das Bermudas, passeou pela zona de férias do Obama, mas não fez mossa... Mas justificou quatro notícias do Instituto de Meteorologia!
A evolução das notícias é estonteante. Em cada uma delas conhecemos as coordenadas precisas do furcãozinho. Depois conhecemos a rapidez, com 28 km/h na primeira notícia, para 26 km/h, 30 km/h e 28 km/h nas notícias seguintes! No dia 18 era um furacãozinho de categora 2 na escala Saffir-Simpson, tendo sido declarado um furacão de categoria 4 no dia seguinte, mas despromovido logo a categoria 3 no dia seguinte, apesar da previsão do IM no dia anterior...
Mas o IM não descansa. Agora virou-se para a tempestade tropical Danny. Que nem a furacão chegou, e que passou ainda mais longe das nossas costas. Não há paciência!
www.meteo.pt/pt/media/noticias/index.html?year=2009
http://en.wikipedia.org/wiki/Hurricane_Bill_%282009%29
Actualização: O Danny foi retirado ontem, mas fica aqui uma imagem ao lado, providenciada pela cache do Google, para recordar o momento!