quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Energias renováveis simplexicadas




É preciso muita paciência para aturar políticos em campanha. Em Portugal, estas eleições legislativas acrescentam um conjunto de opinion-makers, com uma forte presença na Internet. Tal evidência foi muito bem apanhada pelo Henrique Santos no seu blog ambio, o qual tem toda a razão quando diz que felizmente as barbaridades à volta das questões do Ambiente tem sido poucas, porque infelizmente o debate tem sido pouco.

Os rosinhas do blog Simplex, com certamente uma passagem pelas Novas Oportunidades, e uma lavagem ao cérebro nas Novas Fronteiras, vieram defender aquilo que é supostamente uma das bandeiras do Governo: a política energética! E apresentam logo a abrir um gráfico, reproduzido em cima à esquerda, com uma subida notável em 2006, do peso da produção de energias renováveis na produção de electricidade. Para eles, esse é um claro sinal da validade desta Política.

Logo aí coloquei um comentário na posta, quando ainda não tinha comentário nenhum. Obviamente, foi censurado! Felizmente, outros voltaram à carga, e com a intervenção do Henrique, resolvi voltar também. Sabia que os números eram falsos, porque já aqui haviam sido abordados no início de Agosto, na sequência de uma notícia do Expresso.

Na sequência de uma investigação da Internet, foi possível recolher dados claros do site da DGEG (Direcção Geral de Energia e Geologia), referenciados no link abaixo. Os dados são igualmente do peso da produção de energias renováveis na produção de electricidade, mas só que são os reais, e observáveis no gráfico da direita acima... Os do Simplex, e os do Governo, são dados normalizados, tratados à luz da Directiva 2001/77/CE. Em 2008, o Governo diz 43.3%, mas o valor correcto é 27.8%. Também assim se percebe que, por exemplo, apesar de ter havido uma redução da produção de energias renováveis em mais de 11 pontos percentuais entre 2003 e 2004, nas estatísticas oficiais tenha havido uma subida de 34.6% para 35.3%...

www.dgge.pt/wwwbase/wwwinclude/ficheiro.aspx?tipo=1&id=3982