quinta-feira, 18 de junho de 2009

Na terra do urso


Enquanto nos debatemos com o Aquecimento Local, tudo vai bem na terra do urso, em Churchill, Manitoba, no Canadá. Quer dizer, pelo menos para os ursos polares. Porque para o resto, nem por isso. Como podem ver no primeiro link, as aves migratórias não vão conseguir reproduzir este ano. Porque na zona onde costumam efectuar a reprodução, está tudo virtualmente coberto de neve! As temperaturas médias de Maio foram quase de -5ºC, 4ºC abaixo da média!

Um residente local explica que nunca a Primavera chegou tão tarde. Nem a de 1962! As estradas chegam a ter quase dois metros de neve, com os ecoturistas, habituais nesta época do ano, completamente desaparecidos! Para um dos poucos turistas, Ruth Baker, as montanhas de neve são inacreditáveis!

No segundo link, do qual extraí o vídeo acima, os patos parecem estar a safar-se, mas os gansos não! A visão do vídeo é muito elucidativa, bem como o são as imagens da extensão de neve no norte do Canadá...

Mas o pior são os humanos que estão a morrer. Nessa região existe neste momento um dos maiores problemas de gripe suína do Canadá. Naquela província canadiana, com pouco mais de um milhão de habitantes, já há 260 afectados. Destes, 80 são da terra do urso, onde vivem apenas uns poucos milhares de pessoas. Porque será?

Mas nas palavras de Thomas Karl, um tretas do Centro Climático Nacional do Canadá, estas oscilações são parte da viagem acidentada até ao Aquecimento Global!!!

www.winnipegfreepress.com/opinion/westview/big-chill-in-churchill-47992231.html
www.ducks.org/news/1878/DelayedGooseProducti.html
www.winnipegsun.com/news/manitoba/2009/06/17/9830236.html