segunda-feira, 21 de abril de 2008

Abrir as janelas de casa

Abrir ou não as janelas de casa é um dilema que qualquer dona de casa sabe de antemão resolver... Arrejar é um bom princípio, mas a quantidade de pó no ar, a probabilidade de chuva, ou as diferenças de temperatura, são elementos determinantes quando se determina abrir as janelas ou não.

Um estudo da UFP, que levou apenas quatro anos a concluir, concluiu aquilo que todos sabíamos. Que a VCI é uma fonte enorme de poluição! E que se em vez de cada carro transportar 1.4 pessoas, transportasse 2 pessoas, então haveria uma redução das emissões.

Mas as conclusões finais são ainda melhores. A investigação concluiu que a qualidade do ar no interior das habitações era ainda pior, sendo a poluição interior duas vezes superior relativamente à do ar exterior! Segundo Olga Mayan, os ambientadores e as velas, bem como os produtos de limpeza são alguns dos elementos responsáveis pela degradação do ar no interior das habitações.

E terminou com uma frase lapidar: "Apesar de existir poluição no exterior é necessário abrir as janelas de casa para arejar".

http://jn.sapo.pt/2008/04/19/porto/boavista_zona_mais_sofre_a_poluicao_.html