segunda-feira, 21 de abril de 2008

Mais vale um pássaro na mão que muitos a voar?

A teoria do aquecimento global previu que as aves que habitassem zonas mais frias seriam negativamente afectadas pelo aumento das temperaturas. E isso seria mais verdade a latitudes e altitudes mais elevadas, pelo facto de serem áreas onde as mudanças parecem estar a ocorrer mais rapidamente.

O trabalho de investigação de Javier Seoane e Luis M. Carrascal na "Global Ecology and Biogeography" de Janeiro de 2008 revela todavia uma realidade muito distinta, mesmo aqui ao lado, em Espanha. No estudo, metade das espécies estudadas registaram um aumento muito significativo, apesar das preocupações de muitos de que o número de aves esteja a diminuir. Na verdade, apenas 10% mostraram uma descida clara.

As conclusões principais são claras: O padrão claro na tendência de evolução da população de aves encontrado entra em desacordo com os efeitos propostos por via do aquecimento global. Sugerem que outros factores, que não o aumento da temperatura, sejam considerados para explicar as recentes evoluções em termos de biodiversidade.

www.blackwell-synergy.com/doi/pdf/10.1111/j.1466-8238.2007.00351.x