quarta-feira, 30 de abril de 2008

Subidas nos combustíveis

Hoje os preços do petróleo deram uma queda significativa. Dois motivos, correspondentes a reservas americanas superiores ao previsto, e a uma recuperação do dólar. Cá em Portugal, deu-se mais um aumento dramático do preço dos combustíveis. Pela 14ª vez este ano! O ministro da Economia, o incrível Manuel Pinho, promete investigar!

Mas investigar o quê? As contas são muito simples. A subida do preço do petróleo tem-se observado em dólares, mas a descida do dólar, tem feito com que expresso em euros, a subida seja muito inferior.
O que o ministro não diz é que quanto mais sobe o preço do petróleo, melhor para o Estado e para a GALP. Como o ISP e os lucros são funções de percentagens, quanto mais elevado fôr o valor de base, maior será a percentagem para a GALP e para o Estado!

Para se perceber a importância do ISP, é preciso referir que ele representa 9,3 por cento do total da receitas em Portugal, enquanto em Espanha representa apenas 3,6 por cento e na União Europeia 4,8 por cento. O resto são cantigas...

www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=946640&div_id=1730