domingo, 27 de abril de 2008

Medalha para a Ericeira!

A junta de freguesia da Ericeira foi multada em cerca de 6000 euros (já 7000 euros com juros) por utilizar biocombustível, regenerado a partir de óleos, num veículo para recolha do lixo. Mensalmente e desde há vários anos a junta de freguesia recolhe entre quatro a cinco mil litros de óleo vegetal usado. Desde Junho de 2007 os óleos são valorizados numa central de transformação onde é produzido biocombustível e glicerina.

O presidente da Junta, Joaquim Casado, afirma ter feito "todos os esforços para me legalizar e, depois de preencher uma série de requisitos, fiquei espantado ao deparar que a quota está esgotada no país". O mesmo país que quer incentivar essa forma de combustível... O presidente da Junta pediu ajuda a várias associações ambientalistas, mas obteve poucas respostas. Talvez por serem doutros quadrantes políticos...

A Ericeira é ainda pioneira noutros projectos. Começou a recolher rolhas de cortiça. Trata de resíduos alimentares através da vermicompostagem. Tem um carro a energia solar!

Na verdade, quem tenha ido à Ericeira nos últimos tempos, nota a diferença. Por isso, em vez de uma multa, deêm-lhe uma medalha!

http://dn.sapo.pt/2008/04/27/sociedade/ericeira_multada_lesar_o_estado.html
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1327056&idCanal=59