domingo, 6 de abril de 2008

Turismo de combustível

Confesso que não conhecia o termo. Mas rapidamente percebi o seu significado: quem já não atestou na fronteira espanhola antes de regressar a Portugal, ou melhor, não deu umas voltinhas extras para conseguir um descontinho na sua gasolina? E emitiu mais uns quilitos de CO2? Que o digam os nossos compatriotas próximos da fronteira.

Um estudo na Alemanha mostrou que, no caso do gasóleo, os alemães estão dispostos a alongar o trajecto entre 2 e 4 quilómetros por cada cêntimo de diferença em relação a um país vizinho. Dados os diferenciais de preços existentes em 2003 entre a Alemanha e os seus vizinhos, resulta daqui uma distância média adicional de cerca de 30 a 35 quilómetros. Um estudo de 1990 referente aos Países Baixos revelou que, com uma diferença de preço de 0,14-0,16 ecus por litro em relação à Bélgica e à Alemanha, o reabastecimento transfronteiras originava, no total, um percurso suplementar de 10 milhões de quilómetros.

Por isso o Conselho da União Europeia decidiu agir. Pôs cá fora uma proposta de directiva espantosa: harmonizar a tributação existente a nível dos combustíveis. Para nós portugueses significa que vamos deixar de liderar em termos internacionais em mais um parâmetro. Ainda bem!

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2007:0052:FIN:PT:PDF
http://europe.theoildrum.com/node/2653
www.gtz.de/en/themen/umwelt-infrastruktur/transport/10285.htm