terça-feira, 24 de março de 2009

Maldivas e subida dos mares

Sempre que se fala da subida do nível das águas do mar, as Maldivas e o Bangladesh estão na linha da frente do discurso dos alarmistas. No segundo caso, já aqui referi como as contas estão furadas, e como eles estão a ganhar em media 20Km2 de terreno ao mar todos os anos. Sobre as Maldivas, a história é igualmente singular!

Primeiro há os políticos. Há um novo presidente para aqueles lados, Mohamed Nasheed, que precisa de mais dinheiro: por isso, impostos de alterações climáticas a todos os visitantes da ilha... Espertalhaço? Se ele estivesse a falar com seriedade, recomendaria que os turistas ficassem em casa, e assim não contribuíssem com as largas emissões dos aviões para chegar lá (pois as Maldivas ficam muito longe de tudo...). Os jornalistas papam esta propaganda toda, conforme o artigo no Público, abaixo referenciado.

Depois, há os cientistas de laboratórios. Aqueles ratos que nunca lá foram, nem sabem muito bem onde ficam. Que utilizam umas regressões lineares, para ajustar os modelos às depressões temporárias causadas por tempestades que eles desconhecem...

Finalmente, há cientistas que tem documentado fotograficamente a questão. Nils-Axel Morner, um especialista nos níveis dos mares (ex presidente de uma Comissão de alterações dos níveis dos mares na INQUA), tem registado essas alterações nas Maldivas nas últimas décadas. Como a que acima se mostra, em que se observa uma descida de 20 a 30cm relativamente há 40 anos!

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370433&idCanal=2100
http://stephenschneider.stanford.edu/Publications/PDF_Papers/MornerEtAl2004.pdf
http://wattsupwiththat.com/2009/03/19/despite-popular-opinion-and-calls-to-action-the-maldives-is-not-being-overrun-by-sea-level-rise/