domingo, 27 de junho de 2010

Portugal no Quinto Relatório do IPCC

Depois de nenhum português ter contribuído, como autor ou editor, para o quarto relatório do IPCC (1)(2)(3), a lista para o quinto relatório do IPCC inclui dois portugueses. São eles, o já nosso muito conhecido Filipe Duarte Santos, e Pedro Viterbo, um colaborador do Instituto de Meteorologia. Do pouco que descobri na Internet sobre este último, praticamente desconhecido, realço algumas afirmações neste artigo do Público, que são mesmo adequadas para o presente ano de 2010:

A temperatura de conforto para ir à praia, que é de 21 ou 22 graus, está a registar-se em mais dias do ano.
(...)
Como a variação entre Maio e Junho é de um grau a um grau e meio, pode dizer-se que a temperatura de conforto para ir à praia está a ser antecipada.
(...)
A transição do Inverno para a Primavera [a 21 Março] tem acontecido mais cedo, cerca de dez dias a meio mês.
(...)
Uma das diferenças entre o Inverno e a Primavera é precisamente a precipitação. O final do Inverno tem registado menos chuva, logo pode dizer-se que há uma antecipação da Primavera em uma ou duas semanas.

Ambos são "Review Editors", o que segundo o IPCC, têm como função:

Review Editors will assist the Working Group/Task Force Bureaux in identifying reviewers for the expert review process, ensure that all substantive expert and government review comments are afforded appropriate consideration, advise lead authors on how to handle contentious/controversial issues and ensure genuine controversies are reflected adequately in the text of the Report.

Nos conjunto dos grupos, (1), (2) e (3), mais de 60% dos peritos são novos, como os dois portugueses. Confesso que isto transmite uma mensagem, não muita abonatória para os anteriores. Mas os novos escolhidos não prometem ser melhores, dado o exemplo dos dois portugueses... Por isso, acompanharemos de perto este processo, e especialmente o contributo destes dois.