domingo, 8 de maio de 2011

Política energética do PSD

A minha alma está parva! Tenho sido bastante crítico de Passos Coelho neste blog. Mas olhando rapidamente para o programa eleitoral do PSD, rapidamente deparei-me com uma verdadeira pedrada no charco:

Os objectivos estratégicos para a área de energia tendem a ser universalmente aceites, semelhantes entre países e constantes ao longo do tempo. Uma política energética integral e completa visa alcançar três grandes desígnios:
  • Segurança no abastecimento energético;
  • Competitividade e crescimento económico;
  • Sustentabilidade ambiental.
O peso relativo de cada um destes factores, esse sim, varia entre países e dentro dos países ao longo do tempo. Por exemplo, os EUA têm recentemente posto bastante ênfase na segurança de abastecimento energético, com um esforço profundo de aumento das fontes internas de energia primária (ex. gás natural), enquanto a Europa tem posto muito do seu esforço na concretização de objectivos ambientais relacionados com as energias renováveis e a redução das emissões com gases com efeito estufa (Ex. Objectivos 20-20-20), e a Ásia se tem concentrado em garantir o acesso a energia da forma a mais económica possível.

Nos últimos anos, a primazia da política energética portuguesa esteve conceptualmente apontada para a sustentabilidade ambiental, descurando significativamente o objectivo de assegurar um modelo energético que promova a competitividade económica e o crescimento económico. Assim, Portugal foi aumentando a capacidade instalada renovável até ao ponto em que 1/3 da capacidade instalada se encontra em Regime Especial, foi mantendo uma intensidade energética das mais elevadas da Europa e foi criando uma tendência de preços crescentes de energia para empresas e famílias, apesar da acumulação de défices tarifários sistemáticos.

Como o programa é muito detalhado, não é possível avaliá-lo rapidamente. Já lá vi referências a acabar ou limitar as tarifas feed-in. A aposta nos nossos recursos! O reforço da nossa competitividade... É uma enorme surpresa, e pela positiva, este programa! Iremos analisá-lo em maior detalhe, para ver se merecerão nomeadamente o meu voto...