sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Bando de pássaros

Há que louvar o comportamento de pessoas muito competentes. Como o Comandante Chesley Sullenberger, que levando com um bando de aves nos motores do seu avião, amarou depois em pleno rio Hudson em Nova Iorque. O que tem isso a ver com a Ecologia?

Richard Dolbeer, um biólogo, afirmou em entrevista à CNN que a raiz do problema ocorrido em Nova Iorque está associada ao sucesso dos programas de conservação da vida selvagem. E ao facto de se ter incrementado muito significativamente o número de espécies de aves de grande porte, com mais de dois quilogramas.

Das 36 espécies de aves da América do Norte que pesam mais de dois quilos, 24 tiveram incrementos de população, nove estabilizaram e apenas uma diminuiu. Espécies como o ganso canadiano aumentaram o seu número de um milhão em 1990 para 3.9 milhões em 2008.

Num dia em que começamos a perceber que riscar o TGV do mapa será certamente uma boa decisão, risque-se igualmente Alcochete. Há quase exactamente um ano relatei aqui a posição da SPEA sobre a matéria, e não tenho dúvidas que os abutres se abaterão proximamente sobre Alcochete. Potencie-se a Portela e mais um para as low-costs, e deixemo-nos de tretas...

http://edition.cnn.com/2009/TECH/01/15/dolbeer.birdstrikes/index.html