terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Clarkson e um carro eléctrico

Sou um fã confesso do Jeremy Clarkson e do Top Gear. Recentemente avaliou um carro eléctrico desportivo, o Tesla Roadster. As coisas não correram bem!

A empresa argumentou que o carro podia andar durante 350Km. Mas depois de uma manhã, a carga da bateria só já estava nos 20%, e não se revelava suficiente para todos os testes. Felizmente, tinham sido enviados dois carros! Mas depois de pegarem no segundo carro, começou a aquecer demasiado depressa. Entretanto, o primeiro ia carregando, mas ao ser re-utilizado os travões não funcionavam correctamente.

O resultado final foi um desastre. Cenas com carro cinzento e cenas com carro prateado. E de acordo com as novas regras da BBC, tudo tinha que ser correcto, justo e muito preciso. Todos se queixaram, excepto a Tesla. Que explicou que os travões avariaram por causa de um fusível. E que efectivamente o carro não tinha andado mais de 100Km.

O carro até parece ter uma prestação boa dos 0 aos 100. Mas demora 16 horas a carregar, embora com trifásico seja bem mais rápido. Se tiver uma turbina eólica caseira, poderá carregá-lo em 25 dias... Ou então comprar dois, para utilizar um enquanto o outro está a carregar. Mais vale ver o Top Gear!

www.timesonline.co.uk/tol/driving/jeremy_clarkson/article5483422.ece
www.topgear.com/uk/videos/electric-shocker