segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Feitiço contra o feiticeiro

O Met Office, o Instituto de Meteorologia do Reino Unido, vai comprar um novo supercomputador, no valor de 33 milhões de libras. Para melhorar as suas previsões, que incluem nomeadamente a subida das temperaturas em 5.5ºC até 2100. Para isso recomendam uma rápida redução nas emissões de CO2, única forma de inverter esta subida.

Qual o problema? O novo supercomputador, que ficará operacional em meados deste ano, emitirá 14400 toneladas de CO2 por ano, nas palavras do próprio responsável de comunicação do Met Office. Isto é o equivalente às emissões de CO2 de 2400 casas num ano!

O Director de Ciência e Tecnologia ainda se tenta desculpar. Ele acredita que o novo computador até ajudará o Reino Unido a cortar nas emissões de dióxido de carbono, numa escala bem maior que as das suas emissões. Ele disse: "O nosso próximo supercomputador trará uma aceleração no combate às alterações climáticas através da adopção de medidas em função de um melhor conhecimento do risco. Em última análise, isso levará à redução nas emissões de gases com efeito de estufa."

http://business.timesonline.co.uk/tol/business/career_and_jobs/recruiter_forum/article5536973.ece