domingo, 11 de janeiro de 2009

Gelo dos polos

Steven Goddard, num artigo convidado no Watts Up With That, alerta para uma visão muito especial do que se passa nos gelos dos Polos. Os alarmistas, com o Al à cabeça, têm nos incutido sobre o problema que é a redução do gelo no Árctico. Acrescentam que, à medida que vai derretendo, o Sol vai aquecendo cada vez mais a água, por ter um albedo menor, ao contrário do gelo que tende a reflectir a luz solar. E o que se segue é seguramente a desgraça...

Ora, o que é que Goddard afirma com tanto interesse?

-Ao invés do Hemisfério Norte, nos últimos anos tem se acumulado uma maior extensão de gelo sobre o mar no Hemisfério Sul.
-No Hemisfério Sul, o gelo que se forma ao largo da Antárctida, está muito mais distante do Polo Sul, que no caso do Hemisfério Norte, onde o Polo Norte está literalmente sobre o mar.
-Ao estar mais distante do Polo Sul, a maior extensão de gelo do Hemisfério Sul reflecte uma maior quantidade de luz solar, pois a duração e direcção de incidência dos raios solares é bem maior.

Este conjunto de observações, bem como as restantes do artigo, são tão evidentes! Como é que tem passado despercebidas dos cientistas da desgraça?

http://wattsupwiththat.com/2009/01/10/polar-sea-ice-changes-are-having-a-net-cooling-effect-on-the-climate/