sábado, 16 de maio de 2009

Expedição da treta

Chegou ao fim aquela que é certamente uma das maiores expedições da treta de sempre. Já aqui me referi a ela várias vezes, mas interessa fazer um balanço final.

Primeiro, pelo final. Pen Hadow afirmou que o degelo este ano chegou mais tarde. Mas que grande mentira! Há muitos anos que o Árctico não tem tanto gelo! E ele deve saber o que os especialistas dizem, quando afirmam que o dia 30 de Abril é considerado o último dia para retirar alguém dos gelos do Polo Norte. O que à latitude a que eles estavam, será certamente mais cedo, pelo que eles tiveram direito a no mínimo mais 15 dias!

Depois, pelos objectivos não cumpridos. Ficaram a meio do objectivo. Adicionalmente, os equipamentos não funcionaram, porque ninguém pareceu compreender que realmente faz muito frio para aqueles lados. Também pelos anseios finais, como uma boa refeição e cama...

Adicionalmente, são muitas as mentiras. Os dados biométricos do site foram claramente considerados como falsos. A última é a de que fizeram 1500 medições no gelo, mas como não tinham equipamento, tiveram que ser resultado de furos manuais do Pen Hadow. Dá mais de 20 medições por dia, mas como o próprio site deles diz, cada furo manual demora 20 minutos, e dedica a isso 4 horas do dia. Quando sai da tenda, claro está! Em que ficamos?

O que gostei mais foi a ideia que prevalece do Árctico: que continua muito frio por lá, e que há gelo em abundância. E provado por uma expedição de ciência a sério, que detectou gelo mais espesso, quando comparado com anos anteriores, e que curiosamente passou mesmo ao lado da expedição da treta. Com muita menor produção de CO2!

http://news.yahoo.com/s/ap/20090514/ap_on_re_ca/cn_canada_britain_polar_explorers
wattsupwiththat.com/?s=catlin