A NASA reviu a previsão que tinha efectuado em 2007. Segundo a previsão de há dois anos, o mínimo solar deveria ter ocorrido em Março de 2008, com o máximo a ocorrer em 2011. Vários modelos concorrentes competiam entre si, mas Dean Pesnell, do Goddard Space Flight Center, da NASA, resume a questão com o facto de nenhum dos modelos estar correcto, acrescentando que o comportamento do Sol é inesperado e muito interessante!
Nos últimos dois anos, foram batidos os recordes mínimos da era espacial, no número de manchas solares, vento solar e níveis de radiação solar. Se a nova previsão bater certo, o ciclo solar 24 atingirá um pico de 90 manchas solares, o menor número de qualquer ciclo desde 1928, que registou 78. Em 2009, mais de 80% dos dias não registaram qualquer mancha solar, pelo que a manter-se assim, os anos de 2007 a 2009 estarão todos nos dez anos com menos manchas solares dos últimos 100 anos.
Por isso vale a pena recordar apenas uma das muitas previsões do passado, como aquela que está no segundo link... Parece ser mais provável acertar no Euromilhões, que estes cientistas todos acertarem no comportamento do nosso Sol. Que eles não controlam nem podem manipular, tal como eu o Euromilhões!
http://science.nasa.gov/headlines/y2009/29may_noaaprediction.htm
http://science.nasa.gov/headlines/y2006/10mar_stormwarning.htm