domingo, 24 de maio de 2009
Recuo de glaciares e descida dos níveis do mar
Uma das consequências do recuo dos glaciares é quase sempre associada à subida dos níveis dos mares. Mas há algumas excepções. O caso da Escandinávia é um dos mais bem documentados, em que o nível do mar no golfo de Bothnia está a descer a cerca de 11mm por ano.
Mas um caso recente mostra como este fenómeno ocorre em mais locais do mundo. No Alasca, Morgan DeBoer abriu um campo de golfe de nove buracos há dez anos, em terra que estava submersa há 50 anos atrás, quando os seus pais aí se instalaram. A linha de costa recuou efectivamente mais de um quilómetro, e daí para cá, está a pensar acrescentar mais 9 buracos, à velocidade a que o mar se retira.
Este acontecimento levanta naturais disputas sobre a propriedade da nova terra. Pertence ao proprietário que antes confinava com o mar? Pertence ao estado? Com uma descida de cerca de 3 metros verticais em pouco mais de 200 anos, e uma previsão média de quase mais um metro até 2100, muita mais terra vai nascer. Todavia, para DeBoer, a descida é superior a 7 cm por ano, pelo que a valorização da sua propriedade parece ser um facto!
www.nytimes.com/2009/05/18/science/earth/18juneau.html
www.gustavus.com/activities/golf.html
Etiquetas:
glaciares,
subida dos mares