sábado, 31 de Janeiro de 2009

Olha para o que eu digo, não para o que eu faço


Um leitor atento mandou-nos um artigo interessante sobre as primeiras práticas de Obama na Casa Branca. Em pleno Inverno, aparece em camisa na Casa Branca nas fotografias oficiais. Mudança dos tempos, pode pensar-se? Enganam-se! Mudanças no termostato! David Axelrod, conselheiro de Obama, explica que ele (Obama) é do Hawaii. Ele gosta do calor, e até podia ter umas orquídeas na Sala Oval.

Qual o problema? A hipocrisia de um Presidente que há uns meses atrás dizia algo do género: "We can't drive our SUVs and eat as much as we want and keep our homes on 72 degrees at all times ... and then just expect that other countries are going to say OK,"

www.nytimes.com/2009/01/29/us/politics/29whitehouse.html

Oxigénio: um poluente que mudou a vida na Terra

O tema foi abordado hoje no ITQB - Instituto de Tecnologia Química e Biológica, em Oeiras. Não soube antecipadamente, mas confesso que gostaria de ter assistido a esta palestra de Manuela Pereira. Numa época em que se tenta proclamar que o CO2 é um poluente, é muito interessante verificar a outra face da ciência.

Afinal, o que é o oxigénio? É o primeiro poluente da Terra, resultante do metabolismo das plantas, que consomem CO2, eliminando no processo o oxigénio. O oxigénio, extremamente reactivo, é suportado pelos seres vivos da Terra, mas existem mesmo assim organismos que não o suportam. Talvez por isso, os ETs não nos achem assim tão interessantes, e não gostem deste planeta Azul, com todos os problemas de oxidação associados...

www.itqb.unl.pt/science-and-society/dia-aberto-itqb-09/programa

terça-feira, 27 de Janeiro de 2009

Salvação do clima inunda chineses

Uma empresa eléctrica da Alemanha, RWE, está preocupada com as suas emissões. Deve ser só marketing claro! E paga a penitência, utilizando uns quantos créditos de carbono, que oportunamente aparecem por aí. Da China podem-se obter muitos...

Mas o que é que acontece para os lados da China? Coisas feias! Para pouparem CO2 dos ocidentais, os Chineses constroem barragens. E como o fazem? Pegando nos habitantes que ocupam o lugar das barragens e dando ordens de despejo. Ou então colocam uns avisos: "A sua casa vai ser demolida." Desenrasquem-se!

Mas será só um exemplo? Nã. Os Chineses, ao abrigo do Clean Development Mechanism, tem 763 projectos de barragens para ser aprovados, crescendo ao ritmo de 25 por mês. Em 2012 estes projectos deverão ser responsáveis por 300 milhões de certificados de penitência, cada um representando uma tonelada de CO2. Que os ocidentais pagarão pelo menos por 4 biliões de dólares...

Haja fé!

http://www.msnbc.msn.com/id/28840741/

Casa Branca a papel

Poucos dias depois de arranjar uma casa nova, Barack Obama ficou sem correio electrónico na Casa Branca. Para um presidente que se orgulha do seu BlackBerry, que já desencadeou uma história engraçadíssima, é uma boa forma de começar o mandato.

Mas a melhor parte foi ter sido efectuada a entrega de cópias do memorandum sobre os cortes do Aquecimento Global em formato papel, em vez do (suposto) mais ecológico meio electrónico. Foram só umas árvores adicionais a serem abatidas, um excelente exemplo, e forma de começar!

http://timesofindia.indiatimes.com/World/White_House_email_crashes/articleshow/4038888.cms

segunda-feira, 26 de Janeiro de 2009

Pombos ameaçam Portela

Afinal, a hipótese de um avião amarar no mar da Palha, não é uma realidade tão remota. E não apenas quando a aberração de Alcochete acontecer. Parece que há aí uns 20000 pombos em Lisboa que podem causar problemas... Só em 2007, aparentemente houve 51 choques de aves com aviões na Portela.

A notícia de hoje no Correio da Manhã, relata sem surpresa, que a proliferação de pombos resulta da falta de fiscalização. Como os casos de uma senhora que na Avenida do Brasil, na varanda de um 5º andar, e imediatamente por baixo donde passam os aviões, se dedica a alimentar e a acolher pombos em casa, até à Câmara de Loures, que deu 235 mil euros para a modernização dos pombais do Prior Velho. Até Cruz dos Santos, da Associação Portuguesa dos Pilotos de Linha Aérea, refere que as aterragens em Lisboa são marcadas por pombos a voar em redor da pista, autênticas baterias anti-aéreas!

Da próxima vez que me servir do Aeroporto da Portela, vou ter mais atenção aos avisos das hospedeiras de bordo, e manuais das cadeiras dos aviões...

www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=4FE2C4CE-E439-4BEC-89EA-4711700C8FE2

domingo, 25 de Janeiro de 2009

Alterações Climáticas nos Emirados Árabes Unidos


As alterações climáticas chegaram em força aos Emirados Árabes Unidos! A neve cobriu a zona de Jebel Jais pela segunda vez na história conhecida, depois de a primeira vez ter ocorrido no longínquo ano de ... 2004. A neve é tão rara que Aisha al Hebsy, uma senhora na casa dos 50, que sempre viveu na zona, reconheceu que o dialecto local não tem nenhuma palavra para a neve!

As temperaturas na zona cairam para -3ºC na sexta-feira, provocando uma queda de neve de 10cm, bem maior do que a ocorrida no final de 2004. Simultaneamente, noutras zonas próximas ocorreram grandes chuvadas, com as temperaturas a alcançarem valores de 10ºC, quando o normal para esta época do ano são uns confortáveis 23/24ºC. Água que é sempre bem vinda para estes lados do deserto...

Não há dúvidas que as alterações climáticas começam a ter um significado diferente. As alterações climáticas sempre existiram, e sempre existirão. O Aquecimento Global é que é um moribundo!

www.thenational.ae/article/20090125/NATIONAL/688880349/1010/enewsletter

sexta-feira, 23 de Janeiro de 2009

Gronelândia: o avanço parou...

A Gronelândia tem sido um dos exemplos favoritos dos alarmistas. E é também um dos meus favoritos, pela forma como a sua história desmonta completamente o papão do Aquecimento Global. Resumindo os alarmistas, o gelo da Gronelândia estaria a derreter, a uma velocidade cada vez maior...

Richard Kerr, na reunião recente da União de Geofísicos Americanos, descreveu um panorama aterrador para os alarmistas. Desancou fortemente nos argumentos utilizados em "A Verdade Inconveniente", nomeadamente nos processos envolvendo os eventos sísmicos de 2005, bem como o processo de lubrificação envolvendo a base dos glaciares.

Tavi Murray, da Universidade de Swansea no Reino Unido, resume: "Chegou ao fim. Parece que um interruptor foi desligado." Por todo o sudeste da Gronelândia, os fluxos de glaciares para o Oceano regressou aos valores de 2000, não havendo razão para acreditar que os episódios recentes possam ser extrapolados para o futuro.

http://sciencemag.org/cgi/content/short/323/5913/458a
www.worldclimatereport.com/index.php/2009/01/23/glacier-slowdown-in-greenland-how-inconvenient

quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

Rua!


Quando não se concorda com o Aquecimento Global, e se tem um emprego, é melhor estar calado? Ou engolir em seco? Ou engolir um sapo? Ou ser se despedido!

Que o diga Mark Albright, cientista de climatologia da Universidade de Washington. Que foi despedido depois de expôr falsos argumentos relativamente à redução dos glaciares das Montanhas Cascade. Por isso é que o Aquecimento Global está nesta encruzilhada. São os políticos a puxar as carruagens, com alguns cientistas à boleia. Mas, à medida que alguns mais valentes, ou mais seguros, saltarem fora do comboio, mais evidente se vai tornar que o desastre do comboio desgovernado só vai atingir esses mentecaptos que o puxam!

www.ncpa.org/sub/dpd/index.php?Article_ID=14547

quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009

À beira do abismo

Em Sines, na encosta que ladeia a Avenida Vasco da Gama, a bronca está instalada. A Câmara Municipal autorizou um mamarracho sobre a falésia, e ninguém, nem os Verdes parecem ligar muito. Pudera, pois os amiguinhos são os que mandam lá para aqueles lados.

O problema é que o local tem um vista ímpar sobre o Oceano. A obra "desrespeita grosseiramente o alvará de loteamento em vigor, ao triplicar a área de construção e acrescentar alguns pisos aos legalmente autorizados", e "está implantada num local proibido face a uma permuta de terrenos realizada em 2001 entre a câmara e a sociedade urbanizadora que previa o afastamento do lote 15, cerca de 20 metros, em relação à falésia". Estas são as palavras de quem foi enganado no negócio. A Câmara ainda ajudou, consolidando a falésia com um muro de suporte, que custou apenas 140.000 euros! Outros, a Coibal-Construções Irmãos Barbosa, foram mais espertos...

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1356950

Exterminador Implacável

O Exterminador Implacável, aliás Arnold Schwarzenegger, actual governador da Califórnia, muito admirado pela sua postura verde, está na iminência de levar o grande estado à falência. Não é de admirar. O seu filme mais conhecido assenta-lhe que nem uma luva!

Aparentemente, o Exterminador só tem dinheiro para mais um mês. O que é que ele exterminou desta vez? O CEQA (California Environment Quality Act), que exige uma análise da perspectiva ambiental antes de qualquer projecto governamental poder avançar. As organizações ambientalistas estão escandalizadas. Mas o Schwarzenegger prefere atacar os problemas do desemprego, esquecendo, pelo menos um pouco, o ambiente.

Siga o Obama!

www.businessgreen.com/business-green/news/2234282/struggling-schwarzenegger-eyes

terça-feira, 20 de Janeiro de 2009

Cadillac One

Temos um novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No discurso inaugural teve várias referências indirectas ao problema do Aquecimento Global. Apesar das temperaturas claramente negativas...

Uma das novas coqueluches será o seu novo carro. O que interessa o seu antigo híbrido, um Ford Escape? O que interessa é o novo Cadillac One. Um dos seus pontos fortes é o consumo, que é dado como sendo de 30 litros/100Km (8 mpg). Mas sendo um dado secreto, não me admiraria que ainda fosse mais...

www.whatcar.co.uk/news-article.aspx?NA=236961&EL=3294885

segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009

Feitiço contra o feiticeiro

O Met Office, o Instituto de Meteorologia do Reino Unido, vai comprar um novo supercomputador, no valor de 33 milhões de libras. Para melhorar as suas previsões, que incluem nomeadamente a subida das temperaturas em 5.5ºC até 2100. Para isso recomendam uma rápida redução nas emissões de CO2, única forma de inverter esta subida.

Qual o problema? O novo supercomputador, que ficará operacional em meados deste ano, emitirá 14400 toneladas de CO2 por ano, nas palavras do próprio responsável de comunicação do Met Office. Isto é o equivalente às emissões de CO2 de 2400 casas num ano!

O Director de Ciência e Tecnologia ainda se tenta desculpar. Ele acredita que o novo computador até ajudará o Reino Unido a cortar nas emissões de dióxido de carbono, numa escala bem maior que as das suas emissões. Ele disse: "O nosso próximo supercomputador trará uma aceleração no combate às alterações climáticas através da adopção de medidas em função de um melhor conhecimento do risco. Em última análise, isso levará à redução nas emissões de gases com efeito de estufa."

http://business.timesonline.co.uk/tol/business/career_and_jobs/recruiter_forum/article5536973.ece

Fraude Eólica


Aqui na vizinha Espanha há mais um exemplo de como pode ser surpreendente o que se passa nas energias alternativas. A Vestas, uma empresa dinamarquesa, líder mundial na produção de aero-geradores, foi defraudada em 12 milhões de euros.

O esquema foi efectuado pelos seus próprios decisores, com recurso a facturas falsas. Apesar de insignificante na facturação global da Vestas (5700 milhões de euros em 2008), a notícia traduz a visão de gestão económica que deve imperar nos domínios das renováveis...

www.publico.es/dinero/191736/estafa/millonaria/cupula/vestas/espana

sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

Transparência ecológica

A ANSOL teve uma ideia brilhante. Pôr na Internet um sistema que pesquisa dos Ajustes Directos da Administração Pública. É um mega-sucesso. Que vai permitir descobrir demasiada marosca. Fica aqui uma referência para um exemplo.

A "Aquisição de serviços (SIGIOTA) e rede limitação de cartas reserva ecológica nacional" custou à "Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro" mais de 2.070.000 €. Adjudicado à "En gage Engenharia & Consultoria Ambiental Lda". Prazo de adjudicação: 25 dias.

www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=7937

Bando de pássaros

Há que louvar o comportamento de pessoas muito competentes. Como o Comandante Chesley Sullenberger, que levando com um bando de aves nos motores do seu avião, amarou depois em pleno rio Hudson em Nova Iorque. O que tem isso a ver com a Ecologia?

Richard Dolbeer, um biólogo, afirmou em entrevista à CNN que a raiz do problema ocorrido em Nova Iorque está associada ao sucesso dos programas de conservação da vida selvagem. E ao facto de se ter incrementado muito significativamente o número de espécies de aves de grande porte, com mais de dois quilogramas.

Das 36 espécies de aves da América do Norte que pesam mais de dois quilos, 24 tiveram incrementos de população, nove estabilizaram e apenas uma diminuiu. Espécies como o ganso canadiano aumentaram o seu número de um milhão em 1990 para 3.9 milhões em 2008.

Num dia em que começamos a perceber que riscar o TGV do mapa será certamente uma boa decisão, risque-se igualmente Alcochete. Há quase exactamente um ano relatei aqui a posição da SPEA sobre a matéria, e não tenho dúvidas que os abutres se abaterão proximamente sobre Alcochete. Potencie-se a Portela e mais um para as low-costs, e deixemo-nos de tretas...

http://edition.cnn.com/2009/TECH/01/15/dolbeer.birdstrikes/index.html

quarta-feira, 14 de Janeiro de 2009

Televisão pouco verde

Será que o futuro reserva um lugar para a televisão moderna? Não me estou a referir à programação, mas sim aos equipamentos.

Longe vão os tempos em que uma televisão era uma coisa simples: TV ligada à antena no telhado. Há muito tempo, os telhados foram ficando mais longe dos televisores, e então teve que se arranjar uns amplificadores. O consumo aumentou insignificantemente.

Há uns anos, as televisões começaram a ser substituídas por plasmas e LCDs. Os plasmas gastam até quatro vezes mais que os modelos antigos de raios catódicos, mas isso não interessa! Até porque a imagem é maior...

Agora, está a chegar a TDT (Televisão Digital Terrestre). E as set top boxes. Que vão ter montes de funcionalidades! E que estão sempre a funcionar e a consumir energia...

Agora multiplique-se isso pelos milhões de Portugueses. Não preciso de fazer contas, ora não?

www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1112110/Energy-guzzling-plasma-TVs-banned-Brussels-eco-blitz.html
www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=4BABC4A6-8426-415A-813C-21D4A76F9ED1&channelid=00000092-0000-0000-0000-000000000092

Arrefecimento Global na CNN


Ontem na CNN, Lou Dobbs no seu programa, Lou Dobb's Tonight, desancou nos alarmistas. Três especialistas explicam a dúvida que anda no ar. Uma reportagem que vale a pena ver! Isto está a aquecer! A discussão, claro....

http://edition.cnn.com/video/#/video/bestoftv/2009/01/13/ldt.ferre.climate.debate.cnn

Klaus vs. Gore

Ora aqui está uma conferência a que eu gostava de assistir! Especialmente pela ponta final. O Wall Street Journal organiza a conferência Eco:nomics de 4 a 6 de Março. Com a presença de dois pesos pesados: Václav Klaus e Al Gore. E para nós prtugueses, um peso pluma: António Martins da Costa

Às 11:30, Václav Klaus, apresenta "The Flip Side" com o tema: "Is environmentalism a bigger threat to humanity than global warming?"

Meia hora depois, Al Gore apresenta "The New Inconvenient Truth", com o tema: "The economic crisis is killing the funding for a green revolution. How should eco-minded politicians and executives navigate this new reality?"

Quase aposto que o Gore se vai pôr a milhas. Pena faltarem quase dois meses...

http://economics.wsj.com/program.php

terça-feira, 13 de Janeiro de 2009

Clarkson e um carro eléctrico

Sou um fã confesso do Jeremy Clarkson e do Top Gear. Recentemente avaliou um carro eléctrico desportivo, o Tesla Roadster. As coisas não correram bem!

A empresa argumentou que o carro podia andar durante 350Km. Mas depois de uma manhã, a carga da bateria só já estava nos 20%, e não se revelava suficiente para todos os testes. Felizmente, tinham sido enviados dois carros! Mas depois de pegarem no segundo carro, começou a aquecer demasiado depressa. Entretanto, o primeiro ia carregando, mas ao ser re-utilizado os travões não funcionavam correctamente.

O resultado final foi um desastre. Cenas com carro cinzento e cenas com carro prateado. E de acordo com as novas regras da BBC, tudo tinha que ser correcto, justo e muito preciso. Todos se queixaram, excepto a Tesla. Que explicou que os travões avariaram por causa de um fusível. E que efectivamente o carro não tinha andado mais de 100Km.

O carro até parece ter uma prestação boa dos 0 aos 100. Mas demora 16 horas a carregar, embora com trifásico seja bem mais rápido. Se tiver uma turbina eólica caseira, poderá carregá-lo em 25 dias... Ou então comprar dois, para utilizar um enquanto o outro está a carregar. Mais vale ver o Top Gear!

www.timesonline.co.uk/tol/driving/jeremy_clarkson/article5483422.ece
www.topgear.com/uk/videos/electric-shocker

segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

Google e o Aquecimento Global

Não basta parecer competente, é preciso sê-lo. Depois de acusado de gastar demasiada energia com cada pesquisa efectuada, o Google veio defender-se. Realmente, não interessa se a verdade é 8 ou 80... Interessa que estas contas pouco interessam. Mas vamos a elas!

Segundo as contas do próprio Google, cada pesquisa consome 0.0003 kWh de energia, ou seja 1 kJ. Por comparação, cada adulto precisa em média de 8000 kJ por dia de energia, pelo que uma pesquisa Google consome tanta energia quanto um corpo humano consome em 10 segundos. Em termos de gases de efeitos de estufa, uma pesquisa Google é equivalente a 0.2 gramas de CO2. Ou seja, cada milhar de pesquisas Google correspondem a pouco mais de um quilómetro de condução num carro médio (140 gramas de CO2/Km).

Neste último aspecto, até o próprio Google mete os pés pelas mãos, ao enganar-se nas contas. Que são muito mais verdes que as de Alex Wissner-Gross, citadas pelo Times Online. Mas o que é que isso interessa?

http://googleblog.blogspot.com/2009/01/powering-google-search.html
http://technology.timesonline.co.uk/tol/news/tech_and_web/article5489134.ece

domingo, 11 de Janeiro de 2009

Gelo dos polos

Steven Goddard, num artigo convidado no Watts Up With That, alerta para uma visão muito especial do que se passa nos gelos dos Polos. Os alarmistas, com o Al à cabeça, têm nos incutido sobre o problema que é a redução do gelo no Árctico. Acrescentam que, à medida que vai derretendo, o Sol vai aquecendo cada vez mais a água, por ter um albedo menor, ao contrário do gelo que tende a reflectir a luz solar. E o que se segue é seguramente a desgraça...

Ora, o que é que Goddard afirma com tanto interesse?

-Ao invés do Hemisfério Norte, nos últimos anos tem se acumulado uma maior extensão de gelo sobre o mar no Hemisfério Sul.
-No Hemisfério Sul, o gelo que se forma ao largo da Antárctida, está muito mais distante do Polo Sul, que no caso do Hemisfério Norte, onde o Polo Norte está literalmente sobre o mar.
-Ao estar mais distante do Polo Sul, a maior extensão de gelo do Hemisfério Sul reflecte uma maior quantidade de luz solar, pois a duração e direcção de incidência dos raios solares é bem maior.

Este conjunto de observações, bem como as restantes do artigo, são tão evidentes! Como é que tem passado despercebidas dos cientistas da desgraça?

http://wattsupwiththat.com/2009/01/10/polar-sea-ice-changes-are-having-a-net-cooling-effect-on-the-climate/

sábado, 10 de Janeiro de 2009

OVNI destrói turbina eólica

Os Deuses devem estar loucos. E muitos humanos também! Em Inglaterra, apareceu uma turbina eólica destruída. E logo apareceram uns entusiastas felo fenómeno da ovniologia a defender que a destruição havia sido provocada por um OVNI, depois de relatos de observações na zona! Francamente! Depois de centenas de anos a andarem por aí esquivos, eles iam agora espetar-se contra um parque eólico???

A parte mais interessante é que a Ecotricity, dona do parque eólico de Lincolnshire, não faz a menor ideia do que provocou o incidente. Dale Vince, fundador da Ecotricity, disse mesmo, que na falta de explicações científicas, não se deveria colocar a hipótese de ONVI de lado!

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/lincolnshire/7817378.stm

Mortos pelo frio

A National Pensioners Convention, a maior organização inglesa de pessoas idosas, alertou recentemente para a triste realidade que é o excesso de mortes de Inverno no Reino Unido. Cada hora que passa, morrem em média 12 pessoas idosas derivadas do frio...

Tais dados são baseados nos do Inverno passado, em que o excesso de mortes foi de cerca de 25300. Tal representa um crescimento de 7% relativamente ao ano anterior. Tais valores são no entanto metade do que se verificou nos Invernos de 1998/99 e 1999/2000!

O Secretário Geral da NPC, Joe Harris, continua: "Desde 1997, um total de cerca de 260000 reformados morreram durante os meses de Inverno derivado de doenças do frio, com o Governo a ser incapaz de agir. Nenhuma outra parte da nossa sociedade é tão vulnerável e tratada tão mal. Os reformados observam os preços de combustível crescentes e estão constantemente preocupados se conseguem ou não dar-se ao luxo de ligar o aquecimento."

Comparada com esta Verdade Inconveniente, o que são as ondas de calor tão propagadas pelo Al Gore?

www.statistics.gov.uk/cci/nugget.asp?id=574

sexta-feira, 9 de Janeiro de 2009

600/700 metros

Muito há a dizer sobre o que se passou hoje em Portugal. Estradas bloqueadas. Pessoas admiradas. Escolas fechadas. Previsões erradas. Rima, não é?

De tudo que vi hoje e ouvi, fica-me o noticiário do meio-dia da TSF. Previsão do tempo, pelas 12:00: Neve acima dos 600/700 metros. Notícia de abertura, imediatamente a seguir: Está a nevar no norte do país, Porto incluído.

Pois é: não acertam no tempo e querem acertar no clima? Está-se mesmo a ver a cena no IM ontem: "Não podemos dar neve, senão lá se vai a teoria. O melhor é sermos conservadores."

Fica a previsão e as imagens. Há muitas fotos lindas por esse país fora, em múltiplos sites. Fica um registo das fotos da Brisa pela manhã, para os lados de Braga.

quinta-feira, 8 de Janeiro de 2009

Inverno Nuclear

Vale tudo para enganar o próximo! Mark Z. Jacobson, professor da Universidade de Stanford University, alerta para o perigo da utilização de armas nucleares poder ser má para o clima. Mas não, não seria um Inverno Nuclear o que se seguiria...

Segundo este tretas, a utilização de 0.1% das armas nucleares do mundo poderia não ser boa para o ambiente, porque ... libertaria para a atmosfera 690 milhões de toneladas de CO2! E na óptica dele, isso seria o efeito dominante depois de um desses eventos.

Cá para mim, no caso de um evento tão infernal como o que ele sugere, ele deveria ser um dos esperados 17 milhões de mortes. Assim não ficava cá para pensar num hipotético aquecimento global!

www.guardian.co.uk/environment/blog/2009/jan/02/nuclear-war-emissions

quarta-feira, 7 de Janeiro de 2009

Balanço Climatológico Preliminar do Ano de 2008

O Instituto de Meteorologia apressou-se a lançar o Balanço Climatológico Preliminar do Ano de 2008:

No ano de 2008, em Portugal Continental, a média das temperaturas média, máxima e mínima do ar foi inferior ao valor médio de 1971-2000. Durante o ano apenas nos meses de Janeiro, Fevereiro, Abril e Junho os valores da temperatura média foram superiores aos respectivos valores normais, nos restantes meses foi inferior. Referência para as anomalias positivas da temperatura máxima e mínima nos meses de Janeiro e Fevereiro e para a anomalia negativa da temperatura mínima no mês de Novembro.

Mas olhando para o gráfico, o que impressiona é que foi de longe o segundo mais baixo desde 1990!

www.meteo.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/Balanco_Clima_Preliminar_2008.html

Público merece nota negativa

Um leitor atento mandou-me uma digitalização de uma página do Público de hoje. Que não batia certo com as informações aqui relatadas ante-ontem. Não é nada que me impressiona. É habitual no jornal Público neste domínio.

Sobre a entrevista de Sócrates, o Público procurou as afirmações certas e erradas do Engenheiro. A avaliação da afirmação "Temos as duas maiores centrais solares do mundo" é dada como "Já foi verdadeiro". Mas o pior vem depois:

"A da Amareleja tem capacidade instalada para produzir 46MW e a de Serpa 11 MW. Eram as maiores à data da sua construção. Segundo os últimos dados internacionais, estão em terceiro e quatro lugares, depois de duas novas centrais construídas em Espanha."

Mau, muito mau! Público chumbado... Deviam ler mais este blog.

Uma imagem vale para o frio todo...

O frio anunciado no início da semana está a infiltrar-se pela Europa fora! Não vale a pena sequer aqui referir as muitas notícias, sobre as múltiplas desgraças que já estão a acontecer. E que vão agravar-se até à próxima sexta-feira. Deixo aqui apenas uma referência a um cartoon, aparecido no jornal "De Standaard" da Bélgica. Vale por mil palavras!

www.standaard.be/Krant/Beeld/?oDay=07&oMonth=01&oYear=2009

terça-feira, 6 de Janeiro de 2009

2008 Weblog Awards


O Ecotretas é um blog escrito em Português, para leitores da língua de Camões. Os artigos aqui colocados são preferencialmente sobre a realidade portuguesa, procurando também cada vez mais satisfazer a curiosidade da realidade do Brasil e mesmo dos PALOPs. Todavia, a realidade internacional é tão disparatada que também aqui realço os aspectos que considero mais significativos.

Uma prova de que ainda há muito a fazer é relativo à escassez de Blogs em Português com verdades inconvenientes. Neste momento, só conheço três que verdadeiramente desafiam a lógica do dogmatismo ambiental. Obviamente, se houver mais, mais links colocarei.

Em termos da língua inglesa, felizmente a realidade é outra! Existem blogs de qualidade impressionante, que tem encostado às cordas os ecologistas da treta. Desses, há dois que tenho aqui referenciado habitualmente nos artigos. O Watts Up With That, de Anthony Watts, é um blog de grande diversidade de artigos, que nasceu da paixão de um ex-meteorologista de expôr a realidade das temperaturas. O Climate Audit, de Steve McIntyr, é um blog onde este matemático começou por desafiar o hockey stick do Mann. Ambos têm uma qualidade indiscutível! Por isso é que sugiro aos leitores a visita a um destes dois sites, e o vosso voto, no 2008 Weblog Awards num deles.

segunda-feira, 5 de Janeiro de 2009

Preparem-se para o frio (outra vez!)

As notícias da treta são tantas, mas não dá para tudo. Por isso, deixo aqui apenas um alerta: vem aí um frio Siberiano, que parece que vai deixar os outros três episódios recentes como uma amostra de Aquecimento Global.

Não sendo um perito, deixo-vos um link onde os especialistas vão analisando as previsões existentes. O pior parece ser o facto de não estar prevista precipitação! Mas vai haver certamente mais oportunidades este ano e as hipóteses de esquiar na Avenida da Liberdade (só ao Domingo!) não me parecem assim tão absurdas!

http://meteoiberia.com/forum/index.php?topic=1744.0

Pílula contraceptiva polui o ambiente

O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, publicou no Sábado que a pílula está a causar danos ao ambiente e tem um papel no crescimento da taxa de infertilidade masculina. Tudo porque toneladas de hormonas que são largadas no ambiente estão a ter efeitos ecológicos devastadores.

Segundo a notícia, cientistas de todo o mundo têm descoberto anormalidades sexuais em peixe e outras criaturas aquáticas expostas à poluição das sarjetas, contaminadas com estrogénios sintéticos e outras hormonas presentes na pílula...

Por isso, não comam peixe de sarjeta. O do mar é capaz de ser melhor... Ou será que é o de viveiro? Eu por mim, gosto mais de carne!

www.catholicnews.com/data/stories/cns/0900033.htm

Somos os maiores!

O nosso primeiro ministro, na entrevista que está a decorrer neste momento na SIC, acabou de afirmar, a propósito da nossa dívida externa, que ela se combate com energias alternativas! No meio chutou prá própria baliza: temos as duas maiores centrais solares do mundo!

Ora, em primeiro lugar, o nosso primeiro ministro não sabe do que fala. A central da Amareleja é neste momento a terceira do mundo e a de Serpa é a 37ª!!! E em segundo lugar, deve desconhecer que estes empreendimentos estão a contribuir para escoar o dinheiro dos nossos impostos para o exterior, nomeadamente para a Acciona de Espanha!

www.pvresources.com/en/top50pv.php

Actualização: A entrevista já está disponível no site da SIC, e a frase correcta produzida pelo PM, cerca dos 16:00 foi: "... nós temos em Portugal as duas centrais solares maiores do mundo ..."

domingo, 4 de Janeiro de 2009

Aquecimento Global sinónimo de progresso

Num artigo extraordinário, publicado na Science, em Novembro de 2008, Zhang et al, com base em dados de uma estalagmite de uma caverna de Wanxiang, que permite recuar no tempo 1810 anos, avaliaram um conjunto de correlações muito importantes:

-A monção de Verão correlaciona com a variabilidade solar, temperaturas do hemisfério norte, e a retirada dos glaciares alpinos.
-Foi mais forte durante o Período Quente Medieval e mais fraco durante a Pequena Idade do Gelo.
-Foi igualmente fraco durante as décadas finais das dinastias Tang, Yuan, e Ming, todas caracterizadas por problemas sociais sérios.
-Foi forte durante as primeiras décadas da dinastia Song, um período de incremento de cultivo do arroz e incremento dramático da população.

Dá que pensar na crise que aí vem!

www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/sci;322/5903/940

Energia solar congelada

Não, não é uma nova forma de armazenar energia solar. É uma nova ocupação do Inverno: limpar painéis solares. É isto que acontece aos apoiantes das energias alternativas no Inverno pós teorias do Aquecimento Global. Os donos dos painéis solares têm que tirar a neve quando cai. Os donos das turbinas eólicas têm que as parar quando acumulam gelo. Os donos de biocombustíveis têm que esperar que o biodiesel não congele!

www.nytimes.com/2008/12/26/business/26winter.html?_r=2&th&emc=th

Contas erradas

Há por aí muita gente que não sabe fazer contas. De vez em quando vejo artigos que até metem dó. O artigo abaixo referenciado refere as maravilhas da energia eólica na China, mais ou menos nos seguintes termos:

-A China aprovou um plano que permite à China Datang Corp, o segundo maior produtor de energia da China, construir um parque eólico de 659 milhões de dólares, o qual produzirá 400 MW. A $0.10/kWh, pagar-se-á em dois anos!
-$659000000 para gerar 400000 kW. Cada hora representa $40000, pelo que a divisão de $659 milhões por $40000, dá 16475 horas, a que correspondem 686 dias, ou seja menos de dois anos!

Onde é que está o gato? Primeiro, o valor de $0.10/kWh é o valor médio dos EUA. Não consegui encontrar valores exactos da China ainda, mas encontrei uma referência a $0.025 de 2005. E depois, é o velho problema da energia eólica: nem sempre sopra vento. Um valor de 30% de utilização é um valor razoável, tendo sido o valor médio do primeiro semestre em Portugal. Ora, com esta visão aproximada, o valor de retorno é de cerca de 25 anos... Pequena diferença!

www.tgdaily.com/html_tmp/content-view-40777-113.html
www.chinadaily.com.cn/english/doc/2005-01/07/content_407007.htm

sábado, 3 de Janeiro de 2009

Leis verdes com atraso

Os políticos fazem leis. Montes de leis. Cá por Portugal copiamos os bons exemplos dos nossos vizinhos espanhóis. Mas depois, a implementação costuma ficar para mais tarde...

Hoje ficamos a saber que aquilo que devia ter começado a funcionar este sábado, foi adiado para 16 de Fevereiro. Assim o dizia o decreto-lei 243/2008, mas não há conveniência em fazê-lo! No site da Direcção-Geral de Energia e Geologia obviamente ainda não está nada. Para os que estão perto da fronteira, a consulta ao site homólogo espanhol é recomendado sobretudo porque os combustíveis são muito mais baratos do outro lado!

Aposto que daqui a mês e meio haverá outra desculpa. O decreto-lei diz que o incumprimento das regras estipuladas é punível com coimas entre os 250 e os três mil euros para pessoa singular e 2.500 e 30 mil euros para pessoa colectiva. A quem mandam a multa? Ao Horta da APETRO?

2009/01/03: Alertados por um leitor, o seu a seu dono. A DGGE tem já uma página dedicada ao assunto, embora na minha opinião, difícil de utilizar, e com falta de dados.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1354817&idCanal=57

Mais Tua


A linha do Tua é uma das pedras basilares, dos ambientalistas, na luta contra a Barragem do Tua. O que eles não gostam mesmo nada, nem os políticos, é que se fale na verdade sobre o estado de conservação da linha do Tua.

Para esses e todos os outros, não há como conhecer a realidade pura e dura da linha. O documento abaixo tem algumas citações que realço aqui, embore o documento seja obrigatório, pela reportagem fotográfica:

-"A linha sofre, entre outras deficiências, da falta de alinhamento dos carris, do empeno destes, do apodrecimento das travessas de madeira, da má ligação entre os carris e as travessas, de juntas inoperacionais ou em péssimo estado de utilização e, eventualmente, da falta de estabilização dos taludes que ladeiam a via."
-"É de assinalar que a empresa tem como objecto a manutenção de (...) material circulante e não está vocacionada para operações de inspecção, manutenção, reparação e/ou reabilitação de vias ferroviárias. Estes trabalhos são provavelmente da responsabilidade da REFER ou, eventualmente, da empresa Metro de Mirandela como entidade exploradora."
-"Patético, se não fosse a dimensão da irresponsabilidade, da incompetência, da incúria e as consequências para vidas e bens dos recentes acidentes."

Num dia em que vem a luz mais um escândalo sobre o sector ferroviário, não posso deixar de recomendar o excelente Maquinistas.Org! Tem também muitas outras verdades inconvenientes...

http://maquinistas.org/pdfs_outros/desleixo_tua.pps

sexta-feira, 2 de Janeiro de 2009

Esmolas verdes

Era uma pergunta que nunca me tinha francamente posto. Para onde vai o dinheiro das esmolas das Igrejas? Nunca me tinha posto a pergunta porque acreditava que era para o ordenado dos padres e hierarquia, obras, caridade, etc., etc.

Mas quando se lê o artigo abaixo, com uma referência de que a Igreja de Inglaterra resolveu investir 150 milhões de libras na firma de investimento do Al Gore, a Generation Investment Management, o que podemos pensar? Que tenham telefonado lá para cima e tenham tido confirmação que não há nenhum esquema Ponzi, à la Bernard Madoff, para aqueles lados?

www.religiousintelligence.co.uk/news/?NewsID=3568

quinta-feira, 1 de Janeiro de 2009

2009 e... Václav Klaus

Começou o ano de 2009. O nervosismo todavia há meses que se nota. A nova presidência checa da União Europeia vai ser, na prática conduzida por Václav Klaus, dado o pouco à vontade de Mirek Topolanek, o primeiro-ministro. Mas porquê esse nervosismo? Porque o Václav Klaus é muito inconveniente, a vários níveis, e também no plano do Aquecimento Global. Um confesso céptico, ele vai ter o mérito de chamar certamente à atenção do mundo, da fraude que tem sido cometida por Al Gore e companhia. Fiquemos com algumas das suas posições:

"Global warming hysteria has become a prime example of the truth versus propaganda problem"
"Freedom, not climate, is at risk"
"Environmentalism should belong in the social sciences, along with other 'isms' such as communism, feminism, and liberalism... environmentalism is a religion, that seeks to change peoples' habits and economic systems."
"These (IPCC) are politicized scientists who arrive there with one-sided opinion and assignment"

Ainda vai ser Prémio Nobel em 2010!

http://dn.sapo.pt/2008/12/31/internacional/eurocepticismo_pode_ameacar_presiden.html
www.ft.com/cms/s/2/9deb730a-19ca-11dc-99c5-000b5df10621.html
www.ft.com/cms/s/2/e9df7200-19c7-11dc-99c5-000b5df10621.html
www.speroforum.com/site/article.asp?idCategory=33&idsub=128&id=8342
www.monstersandcritics.com/news/europe/news/article_1261666.php